Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Utilização do GPR para caracterizar tambores plásticos enterrados no sítio controlado de geofísica rasa do IAG/USP

Texto completo
Autor(es):
Selma Isabel Rodrigues ; Jorge Luís Porsani
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Geofísica; v. 24, n. 2, p. 157-168, Jun. 2006.
Resumo

Neste trabalho são apresentados os resultados obtidos a partir da utilização do método GPR - Ground Penetrating Radar na caracterização de tambores plásticos enterrados no Sítio Controlado de Geofísica Rasa do IAG instalados dentro do campus da Universidade de São Paulo - USP. Os tambores plásticos simulam estudos de contaminação ambiental em áreas urbanas. Os tambores enterrados vazios, com água doce e com água salgada, representam respectivamente contaminantes resistivos, água proveniente de reatores nucleares e contaminantes condutivos. Na primeira etapa, os trabalhos de campo foram realizados antes da disposição dos alvos em subsuperfície, visando obter dados referentes ao "background " do terreno, ou seja, dos horizontes geológicos anteriores às perturbações. Foram construídos modelos sintéticos bidimensionais para simular numericamente as respostas geofísicas, visando auxiliar na interpretação dos dados e diminuir as incertezas nos resultados. Na segunda etapa, foram obtidos dados de GPR após a instalação dos alvos. A análise dos resultados foi realizada através da integração dos dados reais de GPR, das modelagens numéricas GPR 2D e das profundidades conhecidas dos alvos, os quais apresentaram uma excelente concordância, permitindo identificar com clareza todos os alvos e distingui-los quanto à assinatura geofísica. Os resultados qualitativos e quantitativos sobre o Sitio Controlado do IAG poderão ser utilizados em locais onde há pouca ou nenhuma informação sobre a subsuperfície. (AU)

Processo FAPESP: 02/07509-1 - Caracterização geofísica de alvos rasos com aplicações no planejamento urbano, meio ambiente e arqueologia: estudo sobre o sítio controlado do IAG/USP
Beneficiário:Jorge Luís Porsani
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular