Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Análise isotópica (δ13C) e legalidade em suco e polpa de caju

Texto completo
Autor(es):
Ricardo Figueira ; Andressa Milene Parente Nogueira ; Waldemar Gastoni Venturini Filho ; Carlos Ducatti ; Martha Maria Mischan
Número total de Autores: 5
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Brazilian Journal of Food Technology; v. 14, n. 4, p. 317-324, Dez. 2011.
Resumo

Os objetivos deste trabalho foram utilizar o método de análise isotópica para quantificar o carbono do ciclo fotossintético C3 em suco reconstituído e polpa de caju comerciais e mensurar o limite de legalidade, baseado na legislação brasileira, para identificar as bebidas que não estão em conformidade com as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Os sucos foram produzidos em laboratório, conforme a legislação brasileira. Também foram produzidos sucos adulterados com quantidade de açúcar de cana acima do limite mínimo permitido pelo MAPA. Na análise isotópica, foi mensurado o enriquecimento isotópico relativo dos sucos e das polpas de caju e também das suas frações - sólidos insolúveis e açúcar purificado. Com esses resultados, foi estimada a quantidade de fonte C3 por meio da equação da diluição isotópica. Para determinar a existência de adulteração foi calculado o limite de legalidade de acordo com a legislação brasileira. Sete produtos comerciais de caju (suco e polpa) foram analisados. Quatro deles não estavam em acordo com as normas do MAPA. A metodologia de análise isotópica do carbono (13C/12C), baseada nos metabolismos fotossintéticos C3 e C4, mensurou com eficiência a quantidade de fonte C3 dos sucos e polpas de caju comerciais. O limite de legalidade possibilitou identificar as bebidas que estavam em desacordo com a legislação brasileira. (AU)

Processo FAPESP: 09/51661-1 - Análise isotópica da variabilidade natural do carbono-13 em bebidas de uva (Vitis ssp.) e caju (Anacardium occidentale, L.)
Beneficiário:Carlos Ducatti
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular