Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Determination of hydroquinone in a square wave voltammetry procedure using a graphite-polyurethane composite electrode

Título (Português): Determinação de hidroquinona em voltametria de onda quadrada usando um eletrodo compósito de grafite-poliuretana
Texto completo
Autor(es):
P. Cervini ; E.T.G. Cavalheiro
Número total de Autores: 2
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Eclética Química; v. 31, n. 4, p. 59-62, 2006.
Resumo

In order to a better characterization of a graphite-polyurethane composite intended to be used as a voltammetric sensor, the performance in a square wave voltammetric procedure was investigated. Using hydroquinone (HQ) as a probe, the electrode showed to be useful in square wave voltammetry with limit of detection of 0.28 µmol L-1, with recoveries between 99.1 and 101.5%. The results of the proposed method agreed with HPLC ones within 95% confidence level. (AU)

Resumo

Para uma melhor caracterização do eletrodo compósito grafite-poliuretana como um sensor voltamétrico, seu desempenho foi avaliado em voltametria de onda quadrada. Usando a hidroquinona (HQ) como uma sonda, o eletrodo mostrou-se útil em voltametria de onda quadrada, com limite de detecção de 0,28 µmol L-1, com recuperações entre 99,1 e 101,5%. Os resultados do método proposto concordaram com o método comparativo HPLC, com um nível de confiança de 95%. (AU)

Processo FAPESP: 05/04297-1 - Aplicação de eletrodos compósitos à base de poliuretana/grafite e borracha de silicone/grafite II
Beneficiário:Éder Tadeu Gomes Cavalheiro
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular