Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Eletrodo modificado com filme de poli aminoácido para determinação de hidrazina em água de caldeira

Texto completo
Autor(es):
M. F. Brugnera ; D. P. Santos ; M. V. B. Zanoni
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Eclética Química; v. 31, n. 4, p. 63-68, 2006.
Resumo

Eletrodos de carbono vítreo foram modificados com filmes de poli ácido glutâmico (PAG) pela eletropolimerização do ácido glutâmico em tampão fosfato pH 7,0, utilizando-se varreduras sucessivas de potencial entre ­0,8 a +2,0 V. Os eletrodos modificados foram aplicados na determinação de hidrazina, a qual é pré-concentrada na superfície através da interação entre grupos carboxílicos livres no filme e grupo amino da hidrazina. Embora a hidrazina não seja oxidada em intervalo útil de potencial sobre eletrodo convencional, no eletrodo modificado caracteriza-se pelo pico de oxidação em potencial de +0,57 V usado para fins analíticos. Gráfico de calibração linear foi obtido no intervalo de concentração entre 4 x 10-5 a 1 x 10-3 mol L-1, usando voltametria de pulso diferencial. O limite de detecção foi de 1,2 x 10-6 mol L-1. O método foi aplicado para a determinação de hidrazina em amostras coletadas de água de caldeira com recuperação de 94%. (AU)

Processo FAPESP: 03/06598-3 - Desenvolvimento de eletrodos modificados com poli acido glutamico e sua aplicacao na analise de compostos antioxidantes e farmaceuticos.
Beneficiário:Daniela Pereira dos Santos
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado