Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Instabilidade linear de cisalhamento vertical em jatos geofísicos meridionais

Texto completo
Autor(es):
Ilson Carlos Almeida da Silveira ; Leandro Calado ; Cayo Prado Fernandes Francisco
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Geofísica; v. 21, n. 2, p. 133-144, Jun. 2003.
Resumo

O estudo da instabilidade linear de cisalhamento vertical (ou baroclínica) de perfis de jato de direção meridional (norte-sul) é conduzido através de um modelo hidrodinâmico unidimensional, baseado no princípio de conservação de vorticidade potencial quase-geostrófica. Os perfis verticais de jato utilizados nesse trabalho têm motivação no Sistema Corrente do Brasil - Corrente de Contorno Intermediária que flui ao largo da costa sudeste brasileira. Os perfis estão construídos de forma a satisfazer as condições necessárias para ocorrência de instabilidade baroclínica. O modelo hidrodinâmico é baseado no trabalho de Johns (1988) e tem sua formulação apresentada em detalhamento algébrico. Sua física é explorada através de exemplos e comparação com a parte analítica do modelo, com o intuito de subsidiar o diagnóstico das formas com que a instabilidade ocorre na superfície do oceano e internamente na coluna de água. Adicionalmente, o efeito da inclinação do fundo associada ao talude continental é discutido e exemplificado, através de seus efeitos na propagação das ondas instáveis geradas pelos processos de instabilidade. (AU)

Processo FAPESP: 98/00572-2 - Dinâmica do meandramento e emissão de vórtices da Corrente do Brasil entre Cabo de São Tomé (22S) e Cabo de Santa Marta Grande (28S)
Beneficiário:Ilson Carlos Almeida da SIlveira
Linha de fomento: Auxílio à Pesquisa - Regular
Processo FAPESP: 02/13006-2 - Investigação teórica sobre a geração do meandramento da corrente do Brasil ao largo do sudeste brasileiro
Beneficiário:Cayo Prado Fernandes Francisco
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto