Busca avançada
Ano de início
Entree
(Referência obtida automaticamente do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores.)

Estudo comparativo de simulações paleoclimáticas na região do Atlântico Sul

Texto completo
Autor(es):
Adriana Oliveira ; Gagriel Clauzet ; Ilana Wainer
Número total de Autores: 3
Tipo de documento: Artigo Científico
Fonte: Revista Brasileira de Meteorologia; v. 22, n. 1, p. 21-37, Abr. 2007.
Resumo

Neste estudo são comparadas diferentes simulações de modelos paleoclimáticos para duas épocas distintas, o Último Máximo Glacial (UMG) e o Presente. Esta comparação visa elucidar as principais diferenças nos processos físicos e dinâmicos do sistema oceano-atmosfera na região do oceano Atlântico Sul entre estes dois períodos. Foram analisadas as variações na climatologia anual entre estas épocas para os seguintes parâmetros: temperatura do ar (TA), precipitação (PPT) e pressão ao nível do mar (PNM). As simulações numéricas analisadas são do projeto PMIP (Paleoclimate Modelling Intercomparison Project) e do modelo numérico acoplado NCAR (National Center for Atmospheric Research) CCSM (Comunnity Climate System Model) versão 1.4 nos dois períodos de interesse. Os resultados mostram uma intensificação do presente em relação ao UMG em todas as variáveis analisadas. As diferentes simulações atmosféricas do PMIP apresentaram padrões consistentes com os apresentados no modelo NCAR CCSM, sendo observados baixos valores de EQM (Erro Quadrático Médio) para grande parte da região de estudo. (AU)

Processo FAPESP: 03/09971-7 - Intercomparação de simulações paleoclimáticas para o Holoceno Médio e o presente na região do Atlântico Sul
Beneficiário:Adriana Brasil de Oliveira
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado