Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico sobre a educação ambiental no ensino médio nas escolas do município de Ilha Solteira (SP, Brasil)

Processo: 11/07215-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Carolina Buso Dornfeld
Beneficiário:Gilberto Dias de Alkimin
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Desenvolvimento sustentável   Transformações sociais   Educação ambiental   Educação formal   Ensino médio   Ilha Solteira (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diagnóstico em Educação Ambiental | Educação Formal | Ensino Médio | Politicas Públicas | Educação Ambiental

Resumo

O atual modelo econômico se fundamenta no lucro e na lógica do aumento de produção que precisa ser consumida. Isso remete a uma pressão sobre os recursos naturais causando degradação ambiental e refletindo na perda da qualidade de vida. Nessa situação, o Desenvolvimento Sustentável assume papel estratégico, compatibilizando o desenvolvimento das atividades econômicas e sociais com a preservação ambiental. Um importante componente dessa estratégia é a Educação Ambiental (EA), especialmente aquela realizada em instituições de ensino, pois esses são espaços privilegiados por possuírem grande número de pessoas envolvidas, possibilitando maior diversidade e alcance. O desafio que se coloca é de formular uma EA que seja crítica e inovadora e acima de tudo, um ato político voltado para a transformação social. A Constituição Brasileira de 1988 define como incumbência do Poder Público a promoção da Educação Ambiental (EA) em todos os níveis de ensino, bem como a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. O referido inciso foi regulamentado pela Lei Federal 9.795/99 e pelo Decreto no. 4.182/02, definindo uma Política Nacional de EA, sendo que a sua implementação e operacionalização é detalhada no Programa Nacional de EA. Tendo em vista a importância das políticas públicas para o desenvolvimento de uma EA nos moldes citados acima, o presente projeto propõe diagnosticar as ações em EA realizadas em escolas de ensino médio do município de Ilha Solteira (SP). Por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas, envolvendo a Direção, Coordenação Pedagógicas, bem como professores e alunos, serão analisados os temas e objetivos dos projetos, bem como as metodologias aplicadas nos mesmos, buscando o levantamento desses dados e orientando os atores envolvidos sobre as políticas públicas da área. A análise das respostas será quali-quantitativa, utilizando-se como metodologia a análise textual e de estatística descritiva.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)