Busca avançada
Ano de início
Entree

Fabiola Manhas Verbi Pereira

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Instituto de Química (IQ)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Atualmente, sou Professora Associada (MS-5.3) no Instituto de Química da UNESP, no campus de Araraquara. Minha trajetória na ciência começou com o Bacharelado em Química pela UFSCar (1999), seguido pelo Mestrado em Química Analítica (2003) e Doutorado em Ciências (2007) pela UNICAMP. Em 2017-2018, vivi uma experiência transformadora como pós-doutoranda na Idaho State University (EUA), que ampliou minha visão internacional e minhas conexões de pesquisa. Lidero o Grupo de Abordagens Analíticas Alternativas (GAAA), certificado pelo CNPq desde 2014, no qual desenvolvemos pesquisas de fronteira em técnicas não destrutivas e em quimiometria (Data Science). Nosso foco está em espectroscopias inovadoras, como XRF e LIBS, que permitem análises sustentáveis, rápidas e diretas de amostras sólidas. Essas abordagens têm impulsionado avanços em áreas diversas do setor agroalimentar à bioenergia. Desde a instalação do nosso laboratório no IPBEN, em 2018, temos fortalecido a interface entre a química analítica e a bioenergia, ampliando as colaborações e abrindo novas frentes de inovação. Também atuo ativamente na comunidade científica: fui editora convidada de edições especiais do periódico Food Analytical Methods (Springer) e organizei a III Escola de Inverno em Quimiometria (EIQ 2017), evento internacional que reuniu 140 participantes. Atualmente, sou editora associada do periódico internacional Food Analytical Methods (Springer) e avaliadora de mais de 50 periódicos, além de agências como a FAPESP, o CNPq e a BARD (Israel). A cooperação internacional tem sido um eixo constante da minha carreira, com projetos como o FAPESP-Sprint (2019 e 2023), que reforçaram parcerias globais. Entre 2019 e 2025, atuei como pesquisadora associada do INCT-DATREM, dedicado ao estudo de tecnologias para detecção e remoção de contaminantes emergentes e radioativos. Em 2025, iniciei minhas atividades como pesquisadora associada do INCT-CEMAR. Neste mesmo ano, assumi a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química do IQ-Unesp para o quadriênio 2025-2028, com o compromisso de fortalecer a formação de pesquisadores e impulsionar a ciência produzida na instituição. Minha trajetória reflete uma dedicação contínua à inovação, à colaboração e ao impacto científico, sempre com o olhar voltado para os desafios contemporâneos e para soluções que transformem a sociedade. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 26/01/2026
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

METODOLOGIA DE ESPALHAMENTO DE RAIOS-X COMO TÉCNICA ESPECTROSCÓPICA PARA CONTROLE DE QUALIDADE DE AMOSTRAS COM COMPOSIÇÃO ORGÂNICA PI 0502174-0 - Universidade Estadual de Campinas Unicamp. Maria Izabel Maretti Silveira Bueno; Fabíola Manhas Verbi Pereira - 01 de janeiro de 2005

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.