Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Instituto Agronômico (IAC) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1992), mestre em Microbiologia Agrícola pela Esalq-USP (1994) e doutora em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP (2004). Realizou pós-doutorado na Universidade da Califórnia, Berkeley (2010), e especialização em Ciência de Plantas no Cold Spring Harbor Laboratory (2012). É pesquisadora científica do Centro de Citricultura Sylvio Moreira/Instituto Agronômico (IAC) e, desde 2020, atua como diretora de Pesquisa e Desenvolvimento do IAC. Em 2025, foi nomeada membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, como representante da área de Ciências Agrárias, e recebeu o prêmio INGENIAS LATAM, da União Europeia, no âmbito do projeto AL-INVEST Verde DPI, que reconhece mulheres inventoras da América Latina em cenário internacional. Em 2023, recebeu o prêmio da Sociedade Brasileira de Fitopatologia pela iniciativa e editoração dos fascículos especiais Bacterial Citrus Diseases. Em 2021, foi homenageada pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo por suas pesquisas inovadoras em benefício da citricultura brasileira. Em 2018, foi reconhecida pelo Office of International Programs da American Phytopathological Society (APS) pelas contribuições científicas ao estudo de patógenos de citros no Brasil. Recebeu ainda o Prêmio Top Ciência da BASF, na categoria Inovação (2015); o Prêmio Fundação Bunge Juventude, na categoria Agronegócio (2006); e o Prêmio Jovem Geneticista, concedido pela Sociedade Brasileira de Genética. Atua na área de Genética e Biologia Molecular, com ênfase em microrganismos fitopatogênicos e suas interações com plantas hospedeiras. Orienta alunos de mestrado e doutorado no Departamento de Genética e Biologia Molecular da UNICAMP e no Programa de Melhoramento Genético Vegetal e Biotecnologia do IAC. Seus principais temas de pesquisa incluem plantas geneticamente modificadas, edição genômica, bactérias fitopatogênicas, biofilmes bacterianos, genômica funcional de plantas e microrganismos, e interação molecular planta-patógeno. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Publicado em 03 de setembro de 2015 - Pesquisa FAPESP. Biólogos e físicos da Unicamp se uniram para entender a formação de aglomerados da bactéria Xylella fastidiosa. No vídeo produzido pela Pesquisa Fapesp, os físicos Mônica Cotta e Carlos Lenz Cesar contam como foi o processo colaborativo da descrição desse biofilme que põe em risco árvores com importância econômica, como laranjeiras e oliveiras.