Resumo
O evento abordará o tema da commedia dellArte (que completa 470 anos) em seus aspectos históricos e programáticos, com extensão da temática às ações dramáticas brasileiras, tanto no teatro como no circo e na cultura popular. (AU)
Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. Instituto de Artes (IA) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Professor Titular (aposentado) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus de São Paulo (SP). Professor Sênios do Programa de Pós-Graduação em Artes da Unesp. Professor Visitante do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA, Universidade Federal da Bahia, de 2018 a 2020. Bolsista em Produtividade e Pesquisa, nível 2, do CNPq, de 2004 a 2022. Graduado em Filosofia pela UNESP (1978). Mestre (1988) e Doutor (1996) em Artes/Teatro pela Universidade de São Paulo, USP. Livre-Docente em Estética e História da Arte pela UNESP (2003). No circo, foi trapezista e palhaço. Pesquisa temas nas áreas de teatro e circo, com ênfase nos estudos dos palhaços, da comédia e do cômico circense. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
O evento abordará o tema da commedia dellArte (que completa 470 anos) em seus aspectos históricos e programáticos, com extensão da temática às ações dramáticas brasileiras, tanto no teatro como no circo e na cultura popular. (AU)
Realização anual do Encontro de Estudos Teatrais, com ênfase em uma temática específica a cada ano. Para o primeiro ano, foi eleito o tema Persona/Personagem, para discutir questões relativas ao trabalho do ator na criação cênica (AU)
A pesquisa consiste na documentação e análise do processo de formação de palhaços de Cristiane Paoli Quito, englobando sua metodologia, seus conceitos e suas influências. A pedagogia de Quito, no que concerne ao trabalho com palhaços, será analisada a partir do ponto de vista de palhaços que passaram por sua formação, além de experimentações da própria pesquisadora e contato direto com a …
A pesquisa investiga a comicidade e a construção cênica das situações risíveis no espetáculo "A noite dos palhaços mudos" a partir da tipologia do riso e das reflexões construídas por Vladímir I. Propp no livro "Comicidade e riso".
O objetivo da pesquisa é detectar a condição do corpo no cruzamento das manifestações circenses e teatrais a partir da reflexão de procedimentos de trabalho desenvolvidos nos processos de criação, estes constituem mecanismos específicos de instrumentalização da arte do ator visando sua expressividade. Por este viés será utilizado como referência o treinamento do ator, inserido no ambiente…
A pesquisa como um todo, prevista para dois anos, registrará os esquetes cômicos levados à cena por companhias de circo de teatro no Brasil. Assim, ela tem um perfil claramente empírico, que se volta ao levantamento de dados que visa ao registro escrito dos esquetes encenados na atualidade pelos palhaços. Outra característica do projeto se concretizará no estudo bibliográfico e iconográf…