Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferenças morfológicas e moleculares entre os caranguejos-de-profundidade (Decapoda, Geryonidae) da costa brasileira: quantas espécies nós temos?

Processo: 08/00764-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Marcos Domingos Siqueira Tavares
Beneficiário:Allysson Pontes Pinheiro
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Crustacea   Diversidade genética   Pesca
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chaceon | Crustacea | Diversidade Genética | Geryonidae | Morfologia | pesca | carcinologia

Resumo

A pesca de caranguejos-de-profundidade do gênero Chaceon é realizada, tradicionalmente, em diversas partes do mundo e mais recentemente no Brasil. O potencial estimado dos estoques brasileiros é imenso. Todavia, para que o potencial existente seja realizado é preciso transpor alguns obstáculos, entre eles as dificuldades em se identificar as espécies existentes na costa brasileira. Sem esta informação básica a gestão dos recursos fica sem sustentáculo que lhe dê fundamento e a pescaria não pode ser desenvolvida de forma sustentável. O beneficiamento do pescado (e.g., fracionamento do corpo, carne triturada e caldos) a bordo das embarcações constitui um obstáculo adicional a identificação das espécies e manejo dos recursos. Assim sendo, torna-se necessário avaliar a diversidade do gênero Chaceon no Brasil a partir de informações morfológicas e moleculares; desenvolver ferramentas moleculares que facilitem a identificação precisa de espécimes beneficiados. Os resultados esperados fornecerão as bases para ações de manejo e exploração sustentável dos recursos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)