Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização do receptor do peptídeo hormonal ralf e caracterização da proteína interagente semelhante a calmodulina (cml)

Processo: 08/11109-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 31 de março de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Daniel Scherer de Moura
Beneficiário:Daniel Scherer de Moura
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Arabidopsis  Hormônios peptídicos  Divisão celular  Desenvolvimento vegetal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arabidopsis | desenvolvimento vegetal | Divisão Celular | Elongação celular | Peptídeos hormonais

Resumo

Os peptídeos hormonais passaram a integrar a biologia vegetal no final da década de 90 e estão envolvidos em processos fisiológicos tais como defesa, diferenciação e desenvolvimento. RALF é um peptídeo ubíquo associado a mecanismos básicos do desenvolvimento das plantas. Sabe-se que o conhecimento da via de sinalização dos hormônios vegetais é fundamental para a elucidação dos mecanismos moleculares envolvidos na regulação das suas funções. Portanto, propõe-se neste projeto o emprego de estratégias que visam a identificação e caracterização de componentes da via de transdução de sinais do RALF, com a finalidade de obter informações sobre a função específica destes peptídeos em plantas. Através do sistema de duplo híbrido de leveduras identificou-se uma proteína semelhante a calmodulina (CML) que interage com o peptídeo RALF. Objetiva-se com esse projeto demonstrar a interação in planta e também estudar a interação RALF-CML através de ensaios pull-down. Esses ensaios proporcionarão a caracterização da interação e dos efeitos do íon Ca2+ na mesma. As variações do Ca2+ intracelular em resposta ao peptídeo RALF também serão avaliadas. Em uma outra abordagem, também visando identificar elementos da via de transdução de sinais, buscar-se-á proteínas de membrana que tenham alta afinidade por RALF. O peptídeo apresenta interação com duas proteínas de membrana cuja única informação disponível é o peso molecular. O proposto possibilitará a identificação de proteínas envolvidas no mecanismo de interação com receptores e, possivelmente, de regulação da atividade do peptídeo por uma proteína semelhante a calmodulina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MINGOSSI, FABIANA B.; MATOS, JULIANA L.; RIZZATO, ANA PAULA; MEDEIROS, ANE H.; FALCO, MARIA C.; SILVA-FILHO, MARCIO C.; MOURA, DANIEL S.. SacRALF1, a peptide signal from the grass sugarcane (Saccharum spp.), is potentially involved in the regulation of tissue expansion. Plant Molecular Biology, v. 73, n. 3, p. 271-281, . (02/08661-1, 08/11109-5, 08/52067-3)