Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de proteínas de fase aguda em cavalos de polo

Processo: 09/09349-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2009
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Guilherme de Camargo Ferraz
Beneficiário:Milena Romano Gondin
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Marcadores inflamatórios   Proteínas da fase aguda   Exercício físico   Cavalos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desempenho | equino | Exercício | pólo | proteínas de fase aguda | Proteinograma | Fisiologia do Exercício em Equinos

Resumo

É marcante no meio equestre a necessidade crescente de profissionalização dos vários segmentos que compõem a cadeia produtiva do complexo agronegócio cavalo. Desta maneira, a busca de novas soluções tecnológicas e execução de pesquisas devem considerar a utilização sustentável dos cavalos, essencialmente naqueles utilizados nos esportes de alto rendimento. Nas últimas décadas, as proteínas de fase aguda (PFA) tornaram-se os biomarcadores de escolha na medicina humana para o monitoramento da inflamação e de outros estímulos que causam desequilíbrios homeostáticos. Não há razão para imaginar que tais investigações clínicas em medicina veterinária não seriam igualmente amparadas pelos ensaios para PFA. A quase nulidade na utilização de testes de PFA em Medicina Equina Esportiva tem sido em decorrência da ausência de testes comerciais disponíveis para análises de rotina, escassez de valores de referência para a espécie e a falta de conhecimento na interpretação dos dados e de padronização das técnicas. O exercício físico é o estímulo estressante mais fisiológico que existe, pois submete o organismo a grandes alterações nos parâmetros das principais variáveis homeostáticas. Neste sentido, o propósito deste projeto é determinar o proteinograma sérico, em especial de proteínas de fase aguda, de equinos hígidos submetidos a uma partida de polo de alto rendimento atlético. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONDIN, MILENA R.; FOZ, NATALIA S. B.; PEREIRA, MARSEL C.; FLAGLIARI, JOSE J.; OROZCO, CESAR A. G.; D'ANGELIS, FLORA H. F.; QUEIROZ-NETO, ANTONIO; FERRAZ, GUILHERME C.. Acute Phase Responses of Different Positions of High-Goal (Elite) Polo Ponies. Journal of Equine Veterinary Science, v. 33, n. 11, p. 956-961, . (09/09349-0)