Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise neurosensorial da sensibilidade dentária ocorrida durante o clareamento dental caseiro

Processo: 10/17200-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:André Luiz Fraga Briso
Beneficiário:Fernanda Almeida de Azevedo
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Clareamento de dente   Dentística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:clareamento dental | oxalato de potássio | sensibilidade de dente | Dentística

Resumo

O presente estudo objetiva avaliar a temperatura de detecção do frio em dentes submetidos à terapia clareadora caseira, com peróxido de carbamida a 10%, contendo ou não oxalato de potássio. Para tanto, 25 voluntários riteriosamente selecionados receberão os dois tipos de tratamento, sendo que em um hemi-arco superior será utilizado o produto PowerBleaching 10%, que contém oxalato de potássio e no outro o Opalescence 10%. Os géis clareadores serão dispensados em seringas idênticas e devidamentecodificados. Uma pessoa, não participante direta da pesquisa, realizará sorteio tanto do produto, quanto do hemiarco que receberá o tratamento. As bisnagas permanecerão encapadas de forma que tanto o operador, como o voluntárionão saberão que produto estará sendo empregado em cada hemi-arco. Os voluntários utilizarão os agentes clareadores durante 3 horas diárias, por um período de 3 semanas. Para a análise da sensibilidade ao frio será utilizado otermode intraoral do aparelho de análise neuro-sensorial, TSA II, que será posicionado nassuperfícies vestibulares dos incisivos laterais superiores. A temperatura cairá auma velocidade de 1°C/seg e o voluntário interromperá o estímulo no momentoem que a alteração térmica for percebida. Também será analisada aintensidade da sensibilidade dentária provocada por um estímulo térmicocontínuo. Para isso, será empregada a escala analógica computadorizada(COVAS - Computerized Visual Analog Scale). As análises serão realizadas antes de iniciar o clareamento, após 24 horas, aos 7, 14 e 21 dias após o início do tratamento, bem como 7 dias após o término do clareamento. Os resultadosserão tabulados e submetidos à análise estatística apropriada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRAGA BRISO, ANDRE LUIZ; GONCALVES, RAFAEL SIMOES; DE AZEVEDO, FERNANDA ALMEIDA; GALLINARI, MARJORIE DE OLIVEIRA; DOS SANTOS, PAULO HENRIQUE; FAGUNDES, TICIANE CESTARI. Transenamel and Transdentinal Penetration of H2O2 in Restored Bovine Teeth. Journal of Adhesive Dentistry, v. 17, n. 6, p. 529-534, . (10/17200-4)
ANDRÉ LUIZ FRAGA BRISO; VANESSA RAHAL; FERNANDA ALMEIDA DE AZEVEDO; MARJORIE DE OLIVEIRA GALLINARI; RAFAEL SIMÕES GONÇALVES; SANDRA MEIRA BORGHI FRASCINO; PAULO HENRIQUE DOS SANTOS; LUCIANO TAVARES ANGELO CINTRA. Neurosensory analysis of tooth sensitivity during at-home dental bleaching: a randomized clinical trial. Journal of Applied Oral Science, v. 26, . (10/17200-4, 10/11627-6)