Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da configuração de hélices na capacidade de carga à tração de estacas metálicas helicoidais

Processo: 10/19039-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Geotécnica
Pesquisador responsável:Cristina de Hollanda Cavalcanti Tsuha
Beneficiário:Cristina de Hollanda Cavalcanti Tsuha
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fundações e escavações 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ancoragens | capacidade de carga | Estaca metálica helicoidal | Fundações | Fundações

Resumo

As estacas metálicas helicoidais têm sido utilizadas no Brasil como fundações de torres de linhas de transmissão de energia elétrica e como ancoragens de gasodutos. No entanto, apesar do uso recente em nosso país, no exterior as estacas helicoidais são empregadas como suporte de diferentes tipos de estruturas há mais de 60 anos. Os estudos do comportamento deste tipo de estaca em solos brasileiros são raros, e na literatura geotécnica internacional existem poucos trabalhos que contribuam para um conhecimento mais preciso da capacidade de carga deste tipo de fundação. Por esta razão aliada ao fato do crescente uso deste tipo de estaca no Brasil e no mundo, apresenta-se o presente projeto, que tem como principal objetivo aprimorar a previsão da capacidade de carga deste tipo de estaca. Entre alguns fatores que influenciam na resistência ao arrancamento de ancoragens helicoidais estão o número e a configuração (hélices iguais ou diferentes) das hélices soldadas à haste central da estaca. Deste modo, nesta pesquisa é proposto o estudo experimental e a modelagem numérica do efeito das hélices na capacidade de carga à tração de estacas metálicas helicoidais. Com os resultados obtidos, serão conhecidas as parcelas de aumento de resistência com o aumento do número de hélices, e também com a mudança de diâmetro. Consequentemente, a partir destes dados, serão ajustados os métodos de cálculo usuais existentes na literatura, proporcionando-se uma previsão do comportamento de fundações por estacas helicoidais mais próxima da realidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAVALCANTI TSUHA, CRISTINA DE HOLLANDA; MATHIAS DOS SANTOS FILHO, JOAO MANOEL SAMPAIO; SANTOS, THIAGO DA COSTA. Helical piles in unsaturated structured soil: a case study. CANADIAN GEOTECHNICAL JOURNAL, v. 53, n. 1, p. 103-117, . (10/19039-6)
DA SILVA, BRUNO OLIVEIRA; TSUHA, CRISTINA DE HOLLANDA CAVALCANTI; DOS SANTOS FILHO, JOAO MANOEL SAMPAIO MATHIAS. A database of installation monitoring and uplift load tests of round-shaft helical anchors in Brazil. PROBABILISTIC ENGINEERING MECHANICS, v. 71, p. 8-pg., . (10/19039-6)
DOS SANTOS FILHO, JOAO M. S. M.; MORAIS, THAISE D. A. SILVA OLIVEIRA; TSUHA, CRISTINA D. E. HOLLANDA CAVALCANTI. Helical piles with cement injection in medium dense sand. INTERNATIONAL JOURNAL OF GEOTECHNICAL ENGINEERING, v. N/A, p. 11-pg., . (10/19039-6)
DOS SANTOS FILHO, JOAO M. S. M.; CAVALCANTI TSUHA, CRISTINA DE HOLLANDA. Uplift performance of helical piles with cement injection in residual soils. CANADIAN GEOTECHNICAL JOURNAL, v. 57, n. 9, p. 1335-1355, . (10/19039-6)