Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunidades de prática em terapia ocupacional e a produção de cuidado humanizado e integral da criança e do adolescente

Processo: 10/19718-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Sandra Maria Galheigo
Beneficiário:Sandra Maria Galheigo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Cláudia Pellegrini Braga
Bolsa(s) vinculada(s):11/06932-7 - A utilização do Sistema Moodle na produção das Comunidades de Prática em Terapia Ocupacional: implementação e análise quantitativa do uso e da produção, BP.TT
Assunto(s):Assistência hospitalar  Crianças  Adolescentes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assistência Hospitalar | Assistência integral à saúde da criança e do adolescente | atitudes e práticas na saúde | Conhecimentos | cuidado | Educação Continuada | Terapia Ocupacional | Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares

Resumo

As práticas hospitalares em terapia ocupacional vêm apresentando um crescimento recente em produções científicas e expansão da assistência, mas ainda é um campo em consolidação. Os profissionais ainda se deparam com dificuldades teórico-metodológicas, o que aponta para a necessidade de construção de estratégias que fomentem a reflexão epistêmica do campo. A criação de comunidades de práticas tem sido estratégia utilizada em países como o Canadá e a Austrália para fomentar a reflexão epistêmica e o desenvolvimento de tecnologias de cuidado. Este projeto de pesquisa visa a desenvolver estudo exploratório para verificar a exequibilidade e o impacto da criação de comunidades de prática para o fomento da reflexividade epistemológica e o aprimoramento da produção de cuidado oferecido pela terapia ocupacional para crianças e adolescentes em condições de adoecimento, hospitalização e vulnerabilidade. Os participantes da pesquisa serão terapeutas ocupacionais que trabalham em enfermarias ou hospitais pediátricos na cidade de São Paulo, compreendendo de 6 a 12 participantes. O estudo, de caráter qualitativo, utilizará como norteador metodológico o referencial hermenêutico-crítico. Consistirá na implementação de uma comunidade de prática por meio da pesquisa-ação, utilizando grupos focais, oficinas disparadoras e oficinas Moodle como recursos coadjuvantes. Será realizada a análise de conteúdo dos grupos focais e dos materiais disponibilizados no Moodle com o auxílio do software NVivo. Pelo processo interpretativo, buscar-se-á-se aprender o significado dos discursos dos participantes e o processo de intersubjetividade estabelecido na comunidade de prática; por meio da perspectica dialética, buscar-se-á compreender criticamente o dissenso e a influência dos macro-processos na constituição das práticas hospitalares em terapia ocupacional. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALHEIGO, SANDRA MARIA; BRAGA, CLAUDIA PELLEGRINI; RISSETO MIETO, FERNANDA STELLA; PARREIRA, FERNANDA VIOTTI; SARMENTO, GABRIELLE QUINTILIANO; MOTTA, MARGARETH; ABRAHAO SILVA, MARIANNE CAMPOPIANO; SANTOS, MIRELLA FERREIRA; SPINOLA, PRISCILLA FERES; LIMA SERPA, RAQUEL BEATRIZ; et al. Exchanging knowledge within a community of practice: toward an epistemology of practice in Occupational Therapy paediatric hospital care. CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL-BRAZILIAN JOURNAL OF OCCUPATIONAL THERAPY, v. 25, n. 3, p. 449-459, . (11/51766-8, 10/19718-0)
SANDRA MARIA GALHEIGO; CLAUDIA PELLEGRINI BRAGA; LILIAN MAGALHÃES; ELIZABETH ANNE KINSELLA. Comunidade de prática de terapia ocupacional em cuidado hospitalar pediátrico: promovendo o capital profissional, social e cultural em contextos desafiadores. CADERNOS BRASILEIROS DE TERAPIA OCUPACIONAL-BRAZILIAN JOURNAL OF OCCUPATIONAL THERAPY, v. 27, n. 4, p. 776-791, . (11/51766-8, 10/19718-0)