Busca avançada
Ano de início
Entree

Podução de hidrogênio e metano em reatores anaeróbios de leito fixo e fluxo ascendente tratando efluente de indústria produtora de leveduras e derivados.

Processo: 10/20025-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Marcelo Zaiat
Beneficiário:Moacir Messias de Araujo Junior
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15984-0 - Produção de bioenergia no tratamento de águas residuárias e adequação ambiental dos efluentes e resíduos gerados, AP.TEM
Assunto(s):Bio-hidrogênio   Reatores anaeróbios   Leito fixo   Tratamento de águas residuárias   Metano   Hidrogênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biohidrogênio | Hidrogênio | leito fixo | Metano | Reator anaeróbio | Tratamento de Águas Residuárias

Resumo

O principal objetivo do presente projeto de pesquisa será avaliar a produção biológica dos gases hidrogênio e metano em reatores anaeróbios de leito fixo e fluxo tratando água residuária industrial. Os experimentos serão realizados em dois sistemas operados em paralelo, ambos contendo dois reatores em série, o primeiro acidogênico e o segundo metanogênico. Como suporte de imobilização da biomassa para os reatores acidogênicos serão utilizadas matrizes de polietileno de baixa densidade (sistema 1) e matrizes cúbicas de espumas de poliuretano envoltas em estrutura rígida de polipropilelo (sistema 2). Para os reatores metanogênicos serão utilizadas matrizes cúbicas de espuma de poliuretano envoltas em estrutura rígida de polipropilelo para ambos os sistemas. Os reatores serão construídos com tubos de acrílico de 80 mm de diâmetro interno e 750 mm de altura, tendo um volume total de aproximadamente 3,75 L. A água residuária a ser estudada é proveniente de indústria de produção de levedura e derivados, oriunda dos processos de fermentação e autólise, com valores médios de 14774 mg DQO/L, 8469 mg DBO/L, 826 mg NTK/L e 2 mg SO4-2/L. A investigação experimental será realizada em três etapas principais. Na primeira etapa serão realizados estudos hidrodinâmicos nos reatores anaeróbios de leito fixo e fluxo ascendente, sem a presença de biomassa. Na segunda etapa será iniciada a operação do sistema avaliando-se o desempenho dos reatores na produção de hidrogênio e metano para diferentes tempos de detenção hidráulica (TDH). Finalmente, na terceira etapa será avaliado o desempenho do sistema para diferentes vazões de recirculação da fase líquida, fixando-se o TDH para a melhor condição encontrada na etapa anterior.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ARAUJO JUNIOR, M. M.; GAUDENCIO, B. O.; AYABE, D. N.; ZAIAT, M.. EVALUATION OF AN INNOVATIVE ANAEROBIC BIOREACTOR WITH FIXED-STRUCTURED BED (ABFSB ) FOR BREWERY WASTEWATER TREATMENT. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 33, n. 4, p. 733-741, . (12/10271-9, 12/10717-7, 09/15984-0, 10/20025-0)
M. M. DE ARAUJO JUNIOR; B. O. GAUDENCIO; D. N. AYABE; M. ZAIAT. EVALUATION OF AN INNOVATIVE ANAEROBIC BIOREACTOR WITH FIXED-STRUCTURED BED (ABFSB) FOR BREWERY WASTEWATER TREATMENT. Brazilian Journal of Chemical Engineering, v. 33, n. 4, p. 733-741, . (12/10717-7, 12/10271-9, 09/15984-0, 10/20025-0)