Busca avançada
Ano de início
Entree

Crescimento e produção de Costus productus Maas como planta de vaso em função de doses de nitrogênio

Processo: 11/04138-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Floricultura, Parques e Jardins
Pesquisador responsável:Kathia Fernandes Lopes Pivetta
Beneficiário:Daniela Merida
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Plantas ornamentais   Flores   Adubação   Nutrição vegetal   Costaceae
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adubação | Costaceae | flores tropicais | Nutrição | planta envasada | Nutrição de plantas ornamentais tropicais

Resumo

Entre as espécies ornamentais tropicais vem ganhando destaque aquelas da Família Costaceae, especialmente o Costus productus Maas, que pode ser utilizado como flor de corte, planta para jardim ou planta envasada. Em face da carência de estudos no tocante à fitotecnia, envolvendo o manejo da nutrição mineral de plantas ornamentais são objetivos desta proposta, verificar o crescimento e a produção de Costus productus em vasos, em função de doses de nitrogênio, visando à oferta de plantas de elevada qualidade ao mercado consumidor. O experimento será conduzido em vasos de 14 litros, em ambiente protegido, na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Ubatuba (APTA/UPDU), em Ubatuba, SP. O delineamento experimental será de blocos casualizados; serão cinco tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos consistirão de doses de nitrogênio por planta ou vaso (0; 1,2; 2,4; 3,6 e 4,8 g), definidas a partir de um estudo prévio do teor de N na planta. As plantas que serão cultivadas, obtidas por meio de estaquia, terão ciclo de um ano. Mensalmente serão avaliadas as seguintes características: altura da planta, preenchimento do vaso, período de crescimento vegetativo, período de florescimento e número inflorescências por planta, informações que embasarão o estabelecimento da atratividade da espécie como planta de vaso. Será avaliado, no momento do transplante e aos quatro, oito e doze meses de ciclo produtivo: massa de matéria fresca e seca (g) da parte aérea das plantas. No ínicio do florescimento e no final do ciclo será determinado o teor de nitrato no suco celular das folhas da planta, índice relativo de clorofila (SPAD) e teor de nutrientes no tecido foliar (laboratório). Os dados obtidos no experimento serão analisados estatisticamente por meio da análise de variância e por meio do teste F. Caso haja significância para as dose será feita análise de regressão, definindo o melhor ajuste segundo combinação de significância e maior coeficiente de determinação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MERIDA, DANIELA; LOPES PIVETTA, KATHIA FERNANDES; MAZZINI-GUEDES, RENATA BACHIN; FERREIRA DE CASTRO, CARLOS EDUARDO; VILLANI PURQUERIO, LUIS FELIPE. Effects of nitrogen fertilization on development, flowering, and mineral nutrition of potted Costus productus Gleason ex Maas. JOURNAL OF PLANT NUTRITION, v. 40, n. 7, p. 1045-1052, . (11/04138-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MERIDA, Daniela. Desenvolvimento e produção de Costus productus Maas como planta de vaso em função de doses de nitrogênio. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.