Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência em longo prazo dos protocolos de tratamento da Classe II na atratividade do perfil.

Processo: 11/04603-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Pesquisador responsável:Guilherme dos Reis Pereira Janson
Beneficiário:Lucas Marzullo Mendes
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Má oclusão   Estudos longitudinais   Cefalometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:atratividade | Cefalometria | Classe II de Angle | Estudo longitudinal | má oclusão | Odontologia

Resumo

O objetivo deste trabalho será verificar a influência em longo prazo dos protocolos de tratamento da Classe II divisão 1 de Angle completa na atratividade do perfil e comparar as alterações cefalométricas pós-tratamento e 15 anos pós-tratamento dos tecidos dento esquelético, mole e espessuras do tecido mole. A amostra será formada por telerradiografias em norma lateral de 90 pacientes tratados do arquivo da Disciplina de Ortodontia da Faculdade de Odontologia de Bauru-USP. Os pacientes selecionados serão divididos em três grupos conforme o protocolo de tratamento: G1 formado por 30 pacientes tratados com extrações de 2 pré-molares, G2 constituído por 30 pacientes tratados com extrações de 4 pré-molares e G3 formado por 30 pacientes tratados sem extração. Os três grupos deverão ser compatíveis quanto à idade, gênero e índice PAR pré e pós-tratamento. A atratividade do perfil será avaliada através de um site na internet, onde as 180 imagens de perfis dos pacientes (90 pós-tratamento e 90 15 anos pós-tratamento) serão avaliadas por 50 leigos e 50 ortodontistas. Para verificar se a análise da atratividade do perfil será influenciada pelos diferentes protocolos de tratamento da Classe II divisão 1 e pelo tipo de avaliador, aplicaremos o teste de ANOVA a 2 critérios, seguida do teste de Tukey, entre os três grupos da amostra e as duas categorias de avaliadores. Além disso, para observar se o gênero e/ou a idade dos avaliadores poderiam interferir na atratividade do perfil, será aplicado a Análise de Covariância (ANCOVA).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JANSON, GUILHERME; MENDES, LUCAS MARZULLO; ZINGARETTI JUNQUEIRA, CINTIA HELENA; GARIB, DANIELA GAMBA. Soft-tissue changes in Class II malocclusion patients treated with extractions: a systematic review. EUROPEAN JOURNAL OF ORTHODONTICS, v. 38, n. 6, p. 631-637, . (11/04603-6)
MENDES, LUCAS MARZULLO; JANSON, GUILHERME; ZINGARETTI JUNQUEIRA-MENDES, CINTIA HELENA; GARIB, DANIELA GAMBA. Long-term profile attractiveness in Class II Division I malocclusion patients treated with and without extractions. AMERICAN JOURNAL OF ORTHODONTICS AND DENTOFACIAL ORTHOPEDICS, v. 155, n. 3, p. 362-371, . (11/04603-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDES, Lucas Marzullo. Influência em longo prazo dos protocolos de tratamento da Classe II na atratividade do perfil. 2013. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/SDB) Bauru.