Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação laboratorial do processamento de instrumental laparoscópico permanente: esterilização montado versus desmontado

Processo: 11/05759-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Kazuko Uchikawa Graziano
Beneficiário:Kazuko Uchikawa Graziano
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Tamara Carolina de Camargo
Assunto(s):Instrumentos cirúrgicos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calor latente | Enfermagem em Central de Material e Esterilização | Infecção Hospitalar | Instrumentos cirúrgicos | Limpeza e esterilização de produtos para saúde | Material montado versus material desmontado | Central de Material e Esterilização

Resumo

A laparoscopia é uma inovação tecnológica que trouxe desafios para o processamento adequado do instrumental e seus acessórios. O vapor saturado sob pressão é o método de esterilização mais eficaz para esta categoria de materiais. Existe um arraigado conceito, entre os profissionais da saúde, que para o alcance do sucesso da esterilização, é imprescindível o contato direto do vapor com todas as superfícies dos materiais submetidos à autoclavação sem considerar também o raciocínio do calor latente e calor sensível. Na prática, as equipes cirúrgicas freqüentemente questionam a Enfermagem da Central de Material e Esterilização (CME) se a esterilização dos materiais laparoscópicos previamente montados está assegurada. Os escassos trabalhos atualmente disponíveis sobre a eficácia da esterilização do instrumental cirúrgico autoclavado montado não trazem respostas conclusivas para sustentar esta prática. A proposta desta investigação é avaliar a segurança da esterilização do instrumental laparoscópico permanente previamente montado, por meio de análises microbiológicas nas diferentes etapas do processamento, desde a limpeza até a esterilização do instrumental previamente montado em condições experimentais, com desafio orgânico e microbiano, visando responder a seguinte pergunta de pesquisa: o processo de esterilização, a vapor saturado sob pressão, do instrumental laparoscópico permanente previamente montado é seguro? Espera-se que os resultados encontrados possam dirimir as dúvidas existentes nas práticas da CME evidenciando a segurança da esterilização do instrumental laparoscópico permanente previamente montado ou indicando o abandono desta prática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMARGO, TAMARA CAROLINA; GRAZIANO, KAZUKO UCHIKAWA; DOS SANTOS ALMEIDA, ALDA GRACIELE CLAUDIO; SUZUKI, KARINA; DA SILVA, CELY BARRETO; PINTO, FLAVIA MORAIS GOMES. Avaliação microbiológica da esterilização a vapor do instrumental laparoscópico montado. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 24, . (11/05759-0)
DE CAMARGO, TAMARA CAROLINA; GRAZIANO, KAZUKO UCHIKAWA; DOS SANTOS ALMEIDA, ALDA GRACIELE CLAUDIO; SUZUKI, KARINA; DA SILVA, CELY BARRETO; PINTO, FLAVIA MORAIS GOMES. Microbiological evaluation of the steam sterilization of assembled laparoscopic instruments. REVISTA LATINO-AMERICANA DE ENFERMAGEM, v. 24, p. 7-pg., . (11/05759-0)