Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego de dispositivos de interatividade no ensino de radiologia odontológica

Processo: 12/01308-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Radiologia Odontológica
Pesquisador responsável:Christiano de Oliveira Santos
Beneficiário:Christiano de Oliveira Santos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Solange Aparecida Caldeira Monteiro ; Suzie Aparecida de Lacerda
Assunto(s):Educação em odontologia  Métodos de ensino  Interatividade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dispositivos de interatividade | Educação em Odontologia | Radiologia odontológica | Radiologia Odontológica

Resumo

Métodos de ensino que estimulam a participação ativa têm demonstrado resultados educacionais mais satisfatórios que modelos convencionais unidirecionais. Dispositivos de interatividade (DI) permitem aos alunos responderem de forma anônima e em tempo real questões propostas em aula. Resultados podem ser apresentados instantaneamente, estimulando o engajamento dos estudantes e propiciando discussões sobre os temas abordados. Os DI têm sido testados no ensino de diversas áreas do conhecimento quanto ao seu real efeito e formas eficazes de utilização da tecnologia. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto no aprendizado da utilização de DI para conteúdos de Radiologia Odontológica, bem como o efeito da disponibilização na internet de relatórios individuais de desempenho. Os estudantes serão divididos em grupos A e B. Aulas referentes a quatro tópicos serão ministradas com ou sem utilização de DI, de forma intercalada. Serão apresentadas perguntas iniciais sobre o assunto a ser abordado, que serão repetidas ao término da aula. Outras votações serão adicionadas durante a aula, no intuito de manter a atmosfera interativa. Os grupos experimental e controle responderão às perguntas através de DI ou votação aberta, respectivamente. Será disponibilizado pela internet relatório individual com o desempenho nas votações. Os seguintes parâmetros serão avaliados para ambos os grupos e comparados posteriormente: adesão às votações, desempenho nas votações, acesso ao relatório individual, desempenho nas notas da disciplina. Adicionalmente os estudantes responderão a um questionário para avaliação das suas percepções quanto ao método. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA-SANTOS, CHRISTIANO; TIRAPELLI, CAMILA; RODRIGUES, CLARISSA TELES; DOMANESCHI, CARINA; CALDEIRA MONTEIRO, SOLANGE APARECIDA. Interactive audience response systems in oral and maxillofacial radiology undergraduate lectures. EUROPEAN JOURNAL OF DENTAL EDUCATION, v. 22, n. 1, p. E63-E69, . (12/01308-6)