Busca avançada
Ano de início
Entree

Etiologia e prevenção de retenção de placenta em vacas leiteiras

Processo: 12/21066-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2013
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Roberto Sartori Filho
Beneficiário:Roberto Sartori Filho
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiopatologia animal  Placenta retida  Membranas fetais  Produção animal  Bovinocultura leiteira 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bovino | Membranas Fetais | prevenção | Reprodução | vitamina E | Fisiopatologia reprodutiva.

Resumo

São muitos os desafios enfrentados por veterinários e produtores para se produzir leite de forma eficiente. Dentre estes, pode-se citar a redução na fertilidade que vem ocorrendo com o aumento na produção de leite e consequentemente maior consumo de matéria seca ao longo dos anos. Além disso, as alterações metabólicas e hormonais sofridas pelas vacas durante o período de transição são causadoras de grandes distúrbios durante esta fase. No período pré-parto, ocorre uma queda no consumo de matéria seca, maior mobilização de reservas corporais e redução no status imunológico das vacas, que acarretam em maiores incidências de desordens tais como hipocalcemia, cetose, deslocamento de abomaso, retenção de placenta e infecções uterinas após o parto. Dentre os distúrbios metabólicos, a retenção de placenta é considerada um dos grandes causadores da perda de eficiência produtiva e reprodutiva em sistemas de produção de leite. A incidência de retenção de placenta é bastante variada em função da propriedade, época do ano e outros fatores, variando de 8 a 30% e acarreta em grandes prejuízos ao produtor de leite. Alguns trabalhos têm sugerido que a aplicação de vitamina E em vacas de leite na fase pré-parto, tem reduzido a incidência da não expulsão dos anexos fetais, especialmente nas vacas com carência deste nutriente. O objetivo deste projeto é avaliar a eficácia da suplementação com vitamina E em vacas no período pré-parto sobre a incidência de retenção de placenta e seu impacto sobre o desempenho produtivo e reprodutivo de vacas produtoras de leite. Além disso, investigar-se-á fatores endócrinos e metabólicos peri-parto potencialmente associados à retenção de placenta. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PONTES, G. C. S.; MONTEIRO, JR., P. L. J.; PRATA, A. B.; GUARDIEIRO, M. M.; PINTO, D. A. M.; FERNANDES, G. O.; WILTBANK, M. C.; SANTOS, J. E. P.; SARTORI, R.. Effect of injectable vitamin E on incidence of retained fetal membranes and reproductive performance of dairy cows. JOURNAL OF DAIRY SCIENCE, v. 98, n. 4, p. 2437-2449, . (12/21066-7)