Busca avançada
Ano de início
Entree

Robustez de concretos com baixo consumo de cimento Portland: desvios no proporcionamento e variabilidade granulométrica e morfológica dos agregados

Processo: 12/21134-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Pesquisador responsável:Rafael Giuliano Pileggi
Beneficiário:Markus Samuel Rebmann
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Cimento Portland   Concreto de cimento Portland   Ecoeficiência   Robustez   Proporção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Baixo consumo de cimento Portland | ecoeficiência | Robustez | Variabilidade | Materiais e Componentes de Construção Civil

Resumo

O uso de concretos com baixo consumo de cimento Portland se justifica por motivos técnicos (menor calor de hidratação, retração e fissuração) e de sustentabilidade (menores consumos de energia e matérias-primas, emissão de CO2 e demanda por transporte). A formulação destes concretos se baseia em conceitos de empacotamento e dispersão de partículas, uso de adições minerais e fílers e escolha adequada dos materiais. Assim é possível elaborar concretos com consumo de aglomerantes inferior a 5 kg/m3 por MPa de resistência à compressão. A variabilidade nas matérias-primas, nas condições ambientais e no processo de confecção de um concreto resulta em variabilidade das diversas propriedades no estado fresco e endurecido. A viabilidade da aplicação de um concreto em escala no campo depende da sensibilidade que este concreto apresenta diante das variabilidades presentes. Concretos com robustez adequada, ou seja, suficientemente tolerantes às variações, são desejáveis. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a robustez de concretos com baixo consumo de cimento, com foco principal em desvios no proporcionamento e variabilidade granulométrica e morfológica dos agregados. Serão aplicados planejamentos fatoriais fracionados incrementais de modo a analisar a influência dos diversos fatores que interferem nas propriedades do concreto. Com base nestes resultados pretende-se obter informações a respeito de como aumentar a sua robustez, tornando mais segura a aplicação no campo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A. R. E. CÁCERES; I. GALOBARDES; M. S. REBMANN; R. MONTE; A. D. DE FIGUEIREDO. Caracterização geométrica de macrofibras poliméricas. Rev. IBRACON Estrut. Mater., v. 8, n. 5, p. 644-668, . (14/24410-6, 12/21134-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REBMANN, Markus Samuel. Robustez de concretos com baixo consumo de cimento Portland: desvios no proporcionamento e variabilidade granulométrica e morfológica  dos agregados.. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica (EP/BC) São Paulo.