Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da Sinterização Ativada por Microscopia Eletrônica de Transmissão In-Situ

Processo: 12/22974-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Edson Roberto Leite
Beneficiário:Marco Aurélio Liutheviciene Cordeiro
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Nanocristais   Materiais cerâmicos   Sinterização   Microscopia eletrônica de transmissão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Materiais Cerâmicos | Microscopia eletrônica de transmissão | Nanocristais | Sinterização | Materiais Cerâmicos

Resumo

A sinterização possui uma grande importância tecnológica devido a sua ampla utilização na produção de materiais cerâmicos e na metalurgia do pó, definindo o desempenho das propriedades finais (como elétrica, magnética, óptica, térmica, mecânica, entre outras) do material produzido, pela modificação de sua micro/nanoestrutura. Entre os vários tipos, a sinterização ativada possui grandes vantagens, especialmente em relação ao custo, diminuição da temperatura de sinterização e altas densidades atingidas das amostras. Porém, seu entendimento ainda é incompleto, principalmente pelo desconhecimento de como os processos da sinterização ativada ocorrem. Nesse estudo pretende-se entender profundamente os processos envolvidos na sinterização ativada pela visualização direta dos fenômenos por microscopia eletrônica de transmissão in-situ, em escala atômica. Para isso, será usado os sistemas cerâmicos SnO2 puro, SnO2-CoO e SnO-MnO2. Esses materiais serão estudados por técnicas ex-situ (produção de pastilhas, sinterização e estudo por microscopia eletrônica de varredura e microscopia eletrônica de transmissão) e in-situ (sinterização em um microscópio eletrônico de transmissão). Desse estudo, pretende-se desvendar os mecanismos da sinterização ativada pela observação direta dos fenômenos, com possíveis formulações de modelos quantitativos e qualitativos do processo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
M. A. L. CORDEIRO; E. R. LEITE. Estudo da sinterização de nanopartículas por microscopia eletrônica de transmissão in situ. Cerâmica, v. 61, n. 358, p. 269-275, . (12/22974-4, 09/50604-4)