Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do potencial de utilização do metano como doador de elétrons para desnitrificação

Processo: 13/08527-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Eugenio Foresti
Beneficiário:Rachel Biancalana Costa
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/15984-0 - Produção de bioenergia no tratamento de águas residuárias e adequação ambiental dos efluentes e resíduos gerados, AP.TEM
Assunto(s):Tratamento biológico   Desnitrificação   Metano   Águas residuárias   Reatores anaeróbios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:água residuária | Desnitrificação | Doador de elétrons | Metano | Tratamento biológico | Remoção de nitrogênio

Resumo

Neste trabalho será estudada a viabilidade de utilização do metano como doador de elétrons para desnitrificação em ambiente anaeróbio como alternativa para pós-tratamento de efluente de reatores UASB. Para tanto, o trabalho será dividido em duas etapas, sendo que a primeira será de ensaios em batelada, os quais visam à comparação de dois tipos de inóculos, a saber, lodo proveniente de reator UASB que trata despejo líquido de avícola e sedimento marinho. A partir desse estudo inicial, será escolhido o inóculo que fornecer melhor resultado e a cultura metanotrófica desnitrificante formada será utilizada no estudo de requerimentos nutricionais, no qual serão inoculados frascos com apenas um dos micronutrientes em excesso. Nessa etapa, ainda, serão feitos ensaios com pequenas concentrações de oxigênio presente. Na segunda etapa do trabalho, um reator UASB será alimentado com substrato sintético e seu efluente será encaminhado para uma coluna de desnitrificação. A saída desse último, por sua vez, alimentará uma coluna nitrificante, sendo que a corrente nitrificada será recirculada para a coluna desnitrificante. Serão feitas análises de monitoramento, exames microscópicos e NMP a fim de acompanhar o desempenho dos reatores e o desenvolvimento da comunidade microbiana. Ao final desse trabalho, pretende-se indicar requerimentos nutricionais específicos dos microrganismos responsáveis pela oxidação anaeróbia do metano acoplada à desnitrificação, bem como avaliar a viabilidade de aplicação tecnológica de uso desse composto para proceder à desnitrificação em sistemas de pós-tratamento de efluentes oriundos de reatores anaeróbios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, R. B.; LENS, P. N. L.; FORESTI, E.. Methanotrophic denitrification in wastewater treatment: microbial aspects and engineering strategies. CRITICAL REVIEWS IN BIOTECHNOLOGY, . (09/15984-0, 13/08527-8)
COSTA, RACHEL B.; OKADA, DAGOBERTO Y.; FORESTI, EUGENIO. Practical implications of methanotrophic denitrification as post-treatment unit of anaerobic effluents in tropical areas. JOURNAL OF CHEMICAL TECHNOLOGY AND BIOTECHNOLOGY, . (09/15984-0, 13/08527-8)
COSTA, R. B.; LENS, P. N. L.; FORESTI, E.. Methanotrophic denitrification in wastewater treatment: microbial aspects and engineering strategies. CRITICAL REVIEWS IN BIOTECHNOLOGY, v. 42, n. 1, p. 145-161, . (09/15984-0, 13/08527-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Rachel Biancalana. Avaliação de algumas estratégias para o uso de metano como doador de elétrons na desnitrificação. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.