Busca avançada
Ano de início
Entree

Escolhas binárias repetidas como modelo de tomada de decisão em dimensões perceptuais não espaciais

Processo: 13/13352-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Marcus Vinícius Chrysóstomo Baldo
Beneficiário:Marcus Vinícius Chrysóstomo Baldo
Pesquisador Anfitrião: Glyn William Humphreys
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Oxford, Inglaterra  
Assunto(s):Cognição   Comportamento de escolha   Tomada de decisão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciclo percepção-ação | cognição | Escolha Binária | Tomada de Decisão | Neurociência cognitiva

Resumo

O contínuo fluxo de informação gerado pelos processamentos sensorial e motor pode ser concebido como um ciclo ininterrupto de computação neural: o ciclo percepção-ação. Nesse ciclo, estímulos sensoriais de diferentes origens são associados para a potencial geração de um grande repertório de possíveis ações. A escolha de uma única ação dentre esse repertório é o que define a tomada de decisão. Em um procedimento de escolha binária repetida entre alternativas espaciais (por exemplo, lados direito e lado esquerdo), os seres humanos não só deixam de maximizar a utilidade esperada como também são ultrapassados em seu desempenho por outras espécies. O objetivo deste projeto é analisar os mecanismos cognitivos subjacentes à escolha binária repetida, um dos modelos mais importantes de tomada de decisão. Voluntários humanos normais serão submetidos a um procedimento de escolha binária repetida, resultando, em cada apresentação, a um acerto ou erro dependendo da concordância entre sua escolha e a gerada pelo computador a partir de uma sequência de Markov. A comparação entre essas duas sequências permitirá a extração de índices analíticos (acurácia, coeficientes de auto-correlação, coeficientes de correlação cruzada, taxa de entropia, matrizes de transição, dentre outros), caracterizando a estratégia decisional em diferentes dimensões perceptuais (tais como cromática, semântica e afetiva). O estudo neuropsicológico de voluntários portadores de déficits cognitivos específicos complementará a investigação, permitindo discriminar modelos funcionais da relação entre o processo de tomada de decisão e a dimensão perceptual sobre a qual opera. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, CAROLINA FEHER; VICTORINO, CAMILA GOMES; CATICHA, NESTOR; BALDO, MARCUS VINICIUS CHRYSOSTOMO. Exploration and recency as the main proximate causes of probability matching: a reinforcement learning analysis. SCIENTIFIC REPORTS, v. 7, . (13/10694-0, 13/13352-2)
DA SILVA, CAROLINA FEHER; BALDO, MARCUS V. C.. Computational models of the Posner simple and choice reaction time tasks. FRONTIERS IN COMPUTATIONAL NEUROSCIENCE, v. 9, . (13/13352-2, 13/10694-0, 06/04505-6)