Busca avançada
Ano de início
Entree

Conversão de Etanol em Acetato de Etila Usando Catalisadores Bifuncionais a Base de Ouro

Processo: 13/15861-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:José Maria Correa Bueno
Beneficiário:Jean Marcel Ribeiro Gallo
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Desidrogenação   Acetato de etila   Oxidação   Etanol   Catálise heterogênea   Biomassa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acetato de Etila | Biomassa | catálise heterogênea | desidrogenação | Etanol | Oxidação | Reatores Quimicos heterogeneo e catalise

Resumo

Acetato de etila é um importante composto largamente utilizado na substituição de solventes aromáticos em tintas e corantes, além de ser utilizado na indústria farmacêutica, cosmética e alimentícia. Em países com grande produção do bioetanol como o Brasil, existe um crescente interesse comercial e ambiental na síntese de acetato de etila a partir do bioetanol. Para tanto, duas rotas reacionais são as mais estudadas: i) a oxidação aeróbica do etanol em ácido acético, seguido da esterificação e ii) a desidrogenação do etanol em atmosfera inerte a acetaldeído, seguido do acoplamento do produto com etanol. Enquanto catalisadores de cobre e paládio foram largamente estudados como catalisadores nessa reação, pouco pode ser encontrado para catalisadores de ouro. Au é um potencial catalisador para a conversão de etanol em acetato de etila, uma vez que é altamente seletivo tanto na oxidação de etanol a ácido acético, quando na desidrogenação de etanol em acetaldeído. Dessa forma, nesse projeto propomos a preparação de catalisadores bifuncionais baseados em Au suportados em sólidos ácidos para a produção de acetato de etila a partir do etanol na presença e ausência de oxigênio. Os catalisadores mais eficientes serão utilizados em estudos cinéticos e termodinâmicos para obter valores de ordem de reação para os reagentes e produtos, valores de frequência de turnover e valores de energia de ativação aparente em cada etapa da reação. A estabilidade dos catalisadores também será estudada de forma quantitativa pela determinação do coeficiente da taxa de desativação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GALLO, JEAN M. R.; BUENO, JOSE M. C.; SCHUCHARDT, ULF. Catalytic Transformations of Ethanol for Biorefineries. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 25, n. 12, SI, p. 2229-2243, . (13/15861-1)
JEAN M. R. GALLO; JOSÉ M. C. BUENO; ULF SCHUCHARDT. Catalytic Transformations of Ethanol for Biorefineries. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 25, n. 12, p. 2229-2243, . (13/15861-1)