Busca avançada
Ano de início
Entree

Inversão compacta do espectro de polarização induzida

Processo: 13/22165-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Mendonça
Beneficiário:Andréa Teixeira Ustra
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Polarização induzida
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Decomposição Debye | Inversão compacta | Polarização Induzida | Sip | Geofisica

Resumo

O método da Polarização Induzida Espectral (Spectral Induced Polarization - SIP) tem se mostrado uma metodologia promissora em estudos hidrogeofísicos e ambientais. Nordsiek e Weller (2008) desenvolveram um procedimento de ajuste de dados SIP, denominado Decomposição Debye (DD), onde os espectros de amplitude e fase são considerados como uma superposição de espectros Debye distintos, caracterizados por uma cargabilidade (obtidos pelo critério de norma Euclidiana mínima) e tempo de relaxação distintos. Este procedimento apresenta grande flexibilidade no ajuste dos dados, mas é incapaz de isolar valores específicos de cargabilidade e tempo de relaxação, tal como se espera a partir dos modelos de polarização induzida prescritos para solos e rochas. A condição de norma mínima não consegue recuperar os valores individuais dos tempos de relaxação e, por criar uma gradação entre os valores verdadeiros, produz uma faixa de valores fictícios, sem associação clara com os processos de polarização. Esta limitação tem sido parcialmente contornada assumindo que uma cargabilidade total (soma das cargabilidades determinadas) pode ser associada a um tempo de relaxação dominante, o que restringe a potencialidade do método, especialmente se houver mais que um tempo característico de relaxação. Este projeto tem como objetivo aplicar a DD utilizando o que se denomina vínculo de distribuição compacta (ou inversão compacta). O vínculo de compacidade, em potencial, pode permitir que cargabilidades específicas, por sua vez associadas a tempos de relaxação característicos, sejam identificadas na inversão dos dados. O algoritmo de inversão será testado em uma ampla base de dados já obtida, publicada em estudos que investigam a relação dos espectros IP e propriedades como concentração de compostos orgânicos e precipitação de minerais (biótica e abiótica) e efeitos de biodegradação em sedimentos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
USTRA, ANDREA; MENDONCA, CARLOS ALBERTO; NTARLAGIANNIS, DIMITRIOS; SLATER, LEE D.. Relaxation time distribution obtained from a Debye decomposition of spectral induced polarization data. GEOPHYSICS, v. 81, n. 2, p. E129-E138, . (13/22165-1)