Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificação de endotoxina bacteriana em diferentes tipos de sistemas adesivos ortodônticos

Processo: 13/26611-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Pesquisador responsável:Paulo Nelson Filho
Beneficiário:Thais Rodrigues Guerra
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ortodontia   Adesivos dentinários   Endotoxinas   Diagnóstico ortodôntico   Técnicas in vitro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:endotoxina | ortodontia | sistemas adesivos | Ortodontia

Resumo

Empregando o teste Limulus Amebocyte Lysate, o objetivo do presente trabalho será quantificar a endotoxina bacteriana (LPS) aderida a diferentes sistemas adesivos ortodônticos, in vitro. Serão confeccionados 50 corpos de prova, com 3mm de diâmetro e 2mm de altura, utilizando os componentes de sistemas adesivos frequentemente utilizados na clínica ortodôntica para fixação de bráquetes. Os sistemas adesivos utilizados serão Transbond XT e Reliance, em um total de 10 corpos de prova para cada componente (compósito ou agente de união). Corpos de prova de resina acrílica (Artigos Odontológicos Clássico Ltda.) serão utilizados como controle, sendo 5 contaminados com LPS (controle positivo) e 5 não contaminados (controle negativo). Após esterilização em estufa de despirogenização a seco, os corpos de prova serão contaminados com solução de endotoxina, por meio de imersão na solução em tubos plásticos apirogênicos tipo eppendorf. Apenas os corpos de prova do grupo VI não serão imersos na solução (controle negativo). Após contaminação com LPS, os corpos de prova serão, então, colocados individualmente em tubos de vidro contendo água livre de pirogênio, sob agitação, para a liberação do LPS presente nos materiais. A quantificação da endotoxina bacteriana, expressa em UE/mL, será efetuada por meio do teste Limulus Amebocyte Lysate, seguindo as instruções do fabricante. Os dados obtidos serão submetidos à análise estatística apropriada, de acordo com a distribuição dos dados, com nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROMUALDO, PRISCILLA COUTINHO; GUERRA, THAIS RODRIGUES; ROMANO, FABIO LOURENCO; BEZERRA DA SILVA, RAQUEL ASSED; BRANDAO, IZAIRA TINCANI; SILVA, CELIO LOPES; BEZERRA DA SILVA, LEA ASSED; NELSON-FILHO, PAULO. Bacterial endotoxin adhesion to different types of orthodontic adhesives. Journal of Applied Oral Science, v. 25, n. 4, p. 436-441, . (13/26611-6)