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Percepção ambiental e biodiversidade: desenvolvimento e avaliação de atividades didáticas em ambientes marinhos e costeiros

Processo: 13/50709-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa BIOTA - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Suzana Ursi
Beneficiário:Suzana Ursi
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Oceanos e mares  Biodiversidade  Material didático  Percepção ambiental 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente Costeiro | Ambiente Marinho | Atividades De Campo | Biodiversidade | Material Didatico | Percepcao Ambiental

Resumo

Conhecer a Percepção ambiental de estudantes e professores do Ensino Básico sobre os ambientes marinhos e costeiros é uma importante etapa no desenvolvimento e aprimoramento de atividades de campo que visem promover a Educação Ambiental de forma efetiva, contribuindo para a conservação desses ambientes e de sua biodiversidade. O Projeto Trilha Subaquática (TS) disponibiliza esse tipo de atividade de campo e pode ser enquadrado entre as ações que promovem a divulgação do conhecimento gerado no programa BIOTA/FAPESP. Assim, é alvo do presente projeto de pesquisa, que pretende contribuir com a discussão sobre propostas didáticas para a abordagem do tema biodiversidade marinha e costeira no Ensino Básico a partir da avaliação e aprimoramento de atividades de campo. A investigação terá seu foco na Percepção Ambiental d^ estudantes e professores, bem como nas mudanças que tais percepções possam sofrer a partir das atividades didáticas realizadas. Os objetivos específicos são (1) investigar a Percepção Ambiental de estudantes e professores do Ensino Básico que participarão de atividades de campo do TS, verificando a possível influência de tais atividades na Percepção Ambiental desses sujeitos; (2) desenvolver materiais didáticos sobre a biodiversidade marinha e costeira, em parceria com professores em formação que irão participar das atividades de campo; (3) adaptar, por meio da criação de versões digitais, esses materiais para serem disponibilizados no link Biota Educação do site do programa BIOTA/FAPESP; (4) investigar as concepções de meio ambiente contidas nesses materiais elaborados pelos professores. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
URSI, SUZANA; TOWATA, NAOMI. ENVIRONMENTAL PERCEPTION ABOUT MARINE AND COASTAL ECOSYSTEMS: EVALUATION THROUGH A RESEARCH INSTRUMENT BASED ON MODEL OF ECOLOGICAL VALUES. PROBLEMS OF EDUCATION IN THE 21ST CENTURY, v. 76, n. 3, p. 393-405, . (13/50709-6)