Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo por imagem e por eletromiografia do músculo peitoral maior em atletas de levantamento de peso

Processo: 14/04180-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Benno Ejnisman
Beneficiário:Benno Ejnisman
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alberto de Castro Pochini
Assunto(s):Eletromiografia  Tendinite  Lesão muscular 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:eletromiografia | lesão muscular | Ruptura Do Musculo Peitoral Maior | Supino | tendinopatia | Ortopedia E Traumatologia

Resumo

A lesão do músculo peitoral maior (MPM) tem ocorrido cada vez com maior frequência pela intensa busca do aumento da força muscular, tanto por motivos estéticos quanto esportivos , e de forma rápida, com grande associação ao uso de esteroides anabolizantes. Em geral esse trauma configura uma desinserção nestes pacientes a ruptura ocorre como desinserção do tendão junto ao úmero. A interpretação por métodos de imagem ainda é difícil seja com relação ao local acometido quanto a extensão da lesão. A dificuldade em estudar por imagem a própria anatomia normal do tendão do MPM e sua tendinopatia prévia à lesão contribui para este fato. A anatomia e lesão do MPM dividem-se em duas porções , clavicular e esternocostal .Material e métodos: Serão realizados dois estudos : 1) grupo de 30 indivíduos 20 dos quais com lesão prévia do tendão do MPM e mínimo de dez anos de prática competitiva no levantamento de peso supino , e dez controles pareados com o uso da elastografia e ressonância magnética para avaliar respectivamente , característica elástica do tendão MPM contralateral remanescente e tendinopatia crônica associada; 2) grupo de 30 pacientes divididos em três grupos de indivíuos que serão submetidos a eletromiografia do MPM para comparar ativação das duas porções desse músculo (clavicular e esternocostal) durante o exercício do supino livre , sem e com associação do uso de esteroides anabolizantes, comumente visto em atletas de levantamento de peso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BENNO EJNISMAN; CARLOS VICENTE ANDREOLI; PAULO SANTORO BELANGERO; WILLIAM RICADO KOMATSU; DEBORA CRISTINA HIPOLIDE; ALBERTO DE CASTRO POCHINI. Eletromiografia do músculo peitoral maior após reconstrução cirúrgica da ruptura crônica do tendão. Rev. bras. ortop., v. 56, n. 1, p. 31-35, . (14/04180-6)