Busca avançada
Ano de início
Entree

Longitudinalidade e integralidade no Programa Mais Médicos: avaliação a partir de um estudo de caso

Processo: 14/18622-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Medicina Preventiva
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Juarez Pereira Furtado
Beneficiário:Max Felipe Vianna Gasparini
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Atenção primária à saúde   Avaliação de programas de saúde   Programas nacionais de saúde   Sistema Único de Saúde   Saúde da família   Médicos graduados estrangeiros   Cubatão (SP)   Cuba   Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atenção primária em saúde | Avaliação de programas | Programa Mais Médicos | Avaliação de Programas

Resumo

O presente projeto tem como objetivo realizar uma pesquisa avaliativa do programa federal Mais Médicos, a partir de um estudo de caso. O campo para a pesquisa avaliativa é o município paulista de Cubatão, que concentra um polo de atuação do Programa por meio da inserção de médicos cooperados (cubanos) nas equipes de Saúde da Família. A avaliação será realizada prioritariamente junto às Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) das equipes, no que concerne à construção de subsídios para avaliar o programa. Focalizaremos a avaliação dos possíveis efeitos que o programa exerceu nos atributos de longitudinalidade e integralidade a partir da compreensão dos atores envolvidos em seu processo de desenvolvimento. Numa perspectiva mais ampla, o presente trabalho se insere nos esforços em compreender o papel das intervenções governamentais no que tange ao contínuo processo de aprimoramento e expansão da Atenção Básica e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) considerando o conjunto de pressupostos e valores que o sustentam. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAX FELIPE VIANNA GASPARINI; JUAREZ PEREIRA FURTADO. Longitudinalidade e integralidade no Programa Mais Médicos: um estudo avaliativo. Saúde debate, v. 43, n. 120, p. 30-42, . (14/18622-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GASPARINI, Max Felipe Vianna. Longitudinalidade e integralidade no programa Mais Médicos: avaliação a partir de um estudo de caso. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.