Busca avançada
Ano de início
Entree

Engenharia de band gap de semicondutores chalcogenides

Processo: 14/25924-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2015
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Juarez Lopes Ferreira da Silva
Beneficiário:Rafael Besse
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Semicondutores   Banda proibida   Calcogênios   Simulação por computador   Teoria do funcional da densidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chalcogenides | semicondutores | Simulação Computacional | teoria do funcional da densidade | Ciência Computacional de Materiais

Resumo

O desenvolvimento de materiais com determinadas propriedades mecânicas, eletrônicas, ópticas, magnéticas, etc., possui grande importância para o desenvolvimento tecnológico. Por exemplo, existe um grande interesse no desenvolvimento de novos materiais semicondutores com determinadas propriedades eletrônicas (band gap, condutividade, coeficientes de absorção) que possam ser alteradas de forma controlada através da alteração da composição. Neste contexto, nos últimos anos a síntese de chalcogenides ternários e quaternários têm atraído grande atenção devido a possibilidade de controlar o gap de energia através da substituição de cátions ânions. Por exemplo, compostos quaternários, Cs2M II M3 IV Q8, M II = Mg, Zn, Cd, Hg; M IV = Ge, Sn eQ = S, Se, Te, permitem obter compostos com gaps de energia entre 1,0 eV e 4,0 eV, e portanto, abrem a possibilidade para uma grande variedade de aplicações tecnológicas. Apesar do número de compostos possíveis ser muito grande, não significa necessariamente que todos os compostos podem ser sintetizados em laboratório com sucesso. Por exemplo, dos 24 compostos possíveis para Cs2M II M3 IV Q8, somente 11 compostos foram sintetizados experimentalmente em laboratório até o presente momento, ou seja, existem grandes desafios no processo de síntese além dos custos envolvidos no processo. Atualmente, simulações computacionais de primeiros princípios (ab-initio) com base na mecânica quântica (teoria do funcional da densidade), implementadas em modernos códigos computacionais, possuem potencial para contribuir para o desenvolvimento de novos materiais. Neste projeto de mestrado, estamos propondo o uso de simulações computacionais com base na teoria do funcional da densidade para o estudo e desenvolvimento de chalcogenides quaternários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BESSE, Rafael. Estudo das propriedades estruturais, energéticas, eletrônicas e ópticas dos calcogenetos quaternários A2MIIMIV3Q8. 2017. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC/BT) São Carlos.