Busca avançada
Ano de início
Entree

Formação de novos programadores para a internet do futuro

Processo: 15/24331-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2018
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Acordo de Cooperação: MCTI/MC
Pesquisador responsável:Roberto Almeida Bittencourt
Beneficiário:Roberto Almeida Bittencourt
Instituição Sede: Instituto de Matemática e Estatística (IME). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Carlos Alberto Rodrigues ; Christina von Flach Garcia Chavez ; David Moises Barreto dos Santos ; Fabio Kon ; Igor Fabio Steinmacher
Bolsa(s) vinculada(s):19/12921-0 - Formação de novos programadores para a internet do futuro, BP.TT
19/14910-5 - Formação de novos programadores para a internet do futuro, BP.TT
18/12799-7 - Formação de novos programadores para a internet do futuro, BP.TT
18/15614-8 - Formação de novos programadores para a internet do futuro, BP.TT
18/13074-6 - Formação de novos programadores para a internet do futuro, BP.TT
Assunto(s):Engenharia de software 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Informática na Educação | Introdução à programação | Mooc | Engenharia de Software

Resumo

A Internet do Futuro é alvo de diversas pesquisas na comunidade científica. É estimado que bilhões de dispositivos pessoais se conectem à internet produzindo Exabytes de dados. Esses dispositivos serão cada vez mais programáveis, possibilitando que pessoas realizem ajustes nas atividades executadas com esses aparelhos ou, até mesmo, desenvolvam novas aplicações para facilitar suas vidas. Entretanto, estudos mostram que as pessoas que se aventuram no aprendizado da programação apresentam muita dificuldade em assimilar os conhecimentos necessários, tornando a programação algo muito distante dos usuários, limitando-se a profissionais da área. Autores apontam que a disciplina de introdução à programação em cursos universitários é uma das que mais reprovam, principalmente em cursos que não são da área de computação. Este projeto propõe uma solução para enfrentar essas dificuldades por meio de ambientes lúdicos de aprendizagem baseando-se em padrões de problemas apresentados pelos aprendizes neste processo, principalmente por aqueles que não são da área de computação. Pretende-se pesquisar e modelar os padrões de problemas de aprendizagem de programação apresentados por novatos em programação e, com base nessa modelagem, propor uma metodologia em ambiente lúdico para o ensino da programação, bem como desenvolver um sistema que auxilie o aluno nos seus estudos de programação. Tudo será testado e avaliado em um MOOC com o objetivo de atingir a formação de um grande número de novos programadores casuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, SUENNY MASCARENHAS; BITTENCOURT, ROBERTO A.; CARDOSO, A; ALVES, GR; RESTIVO, MT. Report of a CS1 Course for Computer Engineering Majors Based on PBL. PROCEEDINGS OF THE 2020 IEEE GLOBAL ENGINEERING EDUCATION CONFERENCE (EDUCON 2020), v. N/A, p. 10-pg., . (15/24331-1)
SOUZA, SUENNY M.; BITTENCOURT, ROBERTO A.; IEEE. Motivation and Engagement with PBL in an Introductory Programming Course. 2019 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2019), v. N/A, p. 9-pg., . (15/24331-1)
RIBEIRO, AYALA L.; BITTENCOURT, ROBERTO A.; IEEE. A Case Study of an Integrated Programming Course Based on PBL. 2019 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2019), v. N/A, p. 9-pg., . (15/24331-1)
BOSSE, YORAH; REDMILES, DAVID F.; GEROSA, MARCO; IEEE. Connections and Influences Among Topics of Learning How to Program. 2019 IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE (FIE 2019), v. N/A, p. 8-pg., . (15/24331-1)