Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação de filmes, esferas e worms nacompósitos de celulose contendo carvão amorfo e grafeno

Processo: 16/02386-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 07 de junho de 2018
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Fernando Galembeck
Beneficiário:Bruno Carreira Batista
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Coloides   Grafenos   Auto-organização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auto-Organização | Carvão Ativo | Grafeno | Nanocompósitos de celulose | Colóides

Resumo

A Química está desempenhando um papel fundamental na criação de soluções e alternativas para o desenvolvimento humano, exigidas pelo aumento da população mundial e pelas crescentes demandas de energia, alimentos e matérias-primas, produzidos dentro de padrões sustentáveis. Em larga extensão, sua contribuição se dá através do desenvolvimento de novos materiais e processos. Nesse cenário, materiais compósitos e nanocompósitos com estrutura, propriedades mecânicas e características funcionais arquitetadas ganham destaque nos meios acadêmico e industrial. É muito importante que a produção desses compósitos faça uso de matérias primas baratas e disponíveis em larga escala. A celulose desempenha esse papel com excelência. É hoje produzida em grande escala e tem sido empregada em trabalhos de P&D recentes para a produção de filmes, géis e aerogéis compósitos. Neste projeto, destacamos uma nova possibilidade para preparação de nanocompósitos de celulose, baseada no emprego de soluções aquosas alcalinas de celulose. Essas soluções são facilmente obtidas em laboratório, através de um processo facilmente escalonável e dispersam partículas de muitos diferentes sólidos. Nosso objetivo é utilizar soluções aquosas alcalinas de celulose para dispersar partículas funcionais, com ênfase principal em carvão amorfo e grafeno. A regeneração da celulose, com consequente incorporação das partículas em sua rede, será realizada utilizando técnicas que permitam o controle da morfologia final do produto. Serão investigadas: a formação de filmes compósitos de celulose e carvão ativo/grafeno, a produção de esferas de raio e circunferência bem definidos e de worms, fios de celulose com espessura e comprimento controlado. Além do controle da macroestrutura, será avaliado o efeito da microestrutura da celulose sobre a sua autorganização, considerando-se sua interação com partículas de carbono. As propriedades físico-químicas dos nanocompósitos criados durante este projeto serão determinadas utilizando-se uma metodologia ampla e bem conhecida neste laboratório, para que se possa avaliar sua aplicabilidade como condutores elétricos, eletrodos de baterias e supercapacitores, suportes de catalisadores, adsorventes para o tratamento de águas e como agentes de remediação e supridores de fertilizantes, defensivos e água em solos agrícolas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, LEANDRA P.; DA SILVA, DOUGLAS S.; BATISTA, BRUNO C.; MOREIRA, KELLY S.; BURGO, THIAGO A. L.; GALEMBECK, FERNANDO. Mechanochemical transduction and hygroelectricity in periodically stretched rubber. Polymer, v. 171, p. 173-179, . (14/50906-9, 16/02386-1)