Busca avançada
Ano de início
Entree

Suplementação de vitamina D e atividade de doenças reumatológicas: revisão sistemática e metanálise

Processo: 16/08530-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2016
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Rosa Maria Rodrigues Pereira
Beneficiário:Thiago Quadrante Freitas
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reumatologia   Vitamina D   Suplementação alimentar   Meta-análise   Revisão sistemática   Bases de dados científicos   Estudos randomizados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenças Reumatológicas | meta-análise | revisão sistemática | vitamina D | Reumatologia

Resumo

A associação da vitamina D com as afecções reumatológicas é descrita historicamente 1,2. Desde então, vários estudos passaram a averiguar a relação dos níveis séricos de vitamina D à presença e/ou atividade de doenças reumatológicas1, conhecidas e inéditas ações biomoleculares e celulares da vitamina D2,3 e as repercussões clínicas de sua suplementação em várias condições reumatológicas 4,5. Apesar da grande curiosidade científica acerca do possível papel terapêutico dessa droga, muitos estudos são apenas observacionais 6, e os poucos ensaios clínicos randomizados disponíveis nunca foram metanalisados, nem ao menos analisados sistematicamente. Este estudo, então, propõe-se a realizar uma revisão sistemática e, se possível, metanálise desses dados, seguindo a metodologia de revisão proposta pelo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses)7,8. Serão exploradas 5 bases de dados (MEDLINE, EMBASE, LILACS, COCHRANE e CINAHL) em busca de trabalhos randomizados, duplo-cego ou não, que estudem o efeito da suplementação, de no mínimo 3 meses, da vitamina D ou análogos em doenças reumatológicas imunomediadas bem definidas nos critérios de busca e de exclusão. Posteriormente, serão coletados e analisados, para cada artigo, os desfechos clínicos e/ou laboratoriais relacionados a atividade de doença antes e após a suplementação com vitamina D através de escalas padronizadas. Esses dados serão, então, resumidos em uma ou mais tabelas para análise de vieses individuais e em conjunto e organização sistemática dos resultados com posteriores cálculos estatísticos, se os dados assim o permitirem, com o objetivo específico de identificar doenças em que a suplementação de vitamina D é uma estratégia terapêutica adequada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCO, ANDRE SILVA; FREITAS, THIAGO QUADRANTE; BERNARDO, WANDERLEY M.; PEREIRA, ROSA MARIA R.. Vitamin D supplementation and disease activity in patients with immune-mediated rheumatic diseases: A systematic review and meta-analysis. MEDICINE, v. 96, n. 23, . (16/08530-7)