Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do comportamento de biocidas no meio aquático: substâncias derivadas e suas ecotoxicidades

Processo: 17/12907-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Renata Colombo
Beneficiário:Renata Colombo
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ecotoxicologia  Toxicidade  Biocidas  Ambiente aquático  Cromatografia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:águas | biocidas | Cloração | Cromatografia | Avaliação de poluentes

Resumo

Os biocidas são princípios ativos de diversos produtos utilizados no nosso cotidiano com a função de combater organismos vivos indesejados, como fungos, bactérias e insetos. O aumento no uso e descarte destes produtos tem acarretado na contaminação de vários compartimentos ambientais, incluindo águas de mananciais e aquíferos, por estas substâncias. Dados a respeito do comportamento e da segurança desta classe de micropoluentes, bem como de seus derivados, ao meio ambiente e à saúde humana ainda são escassos. Agências regulamentadoras do Brasil e do mundo têm exigidos estudos que possam subsidiar regulamentações mais específicas e seguras. Neste projeto propõe-se uma linha de investigação acerca do comportamento de biocidas sob diferentes condições ambientais, com foco para ambientes aquáticos clorados (incluído águas de abastecimento). Os biocidas clorexidina, cloreto de benzalcônio e butilacetilaminopropionato de etila foram inicialmente selecionados, pois são princípios ativos de produtos utilizados em larga escala para diferentes aplicações (uso humano, veterinário e limpeza em geral) e têm sido detectados como micropoluentes no sistema aquático. Estas moléculas serão submetidas às condições de pH, luz, temperatura e concentração de cloro usualmente presentes no meio natural e/ou aplicadas durante o tratamento e distribuição de águas de abastecimento. Metodologias de análise serão desenvolvidas para monitorar o comportamento destas substâncias e identificar seus derivados eventualmente formados. Processos de isolamento também serão desenvolvidos para obtenção destes derivados na forma pura e realização de análises de (eco)toxicidade dos mesmos. Até o momento não foram encontrados estudos nacionais ou internacionais envolvendo a investigação destas substâncias nas condições propostas neste projeto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALMEIDA, MILLA ARAUJO DE; COLOMBO, RENATA. Construction of green roofs via using the substrates made from humus and green coconut fiber or sugarcane bagasse. SUSTAINABLE CHEMISTRY AND PHARMACY, v. 22, . (17/12907-1)