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Estratégias de melhoria da capacidade de fault ride-through de geradores eólicos tipo DFIG

Processo: 18/08059-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2020
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Eduardo Nobuhiro Asada
Beneficiário:Fernando Ribeiro Arduini
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/03621-2 - Um esquema de R-FCL/BESS para suavizar a flutuação de potência ativa e aprimorar a capacidade de Fault Ride-Through de aerogeradores tipo DFIG, BE.EP.MS
Assunto(s):Otimização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fault ride-through | geração eólica | Gerador de indução duplamente alimentado | otimização | sistema armazenador de energia | Geração e transmissão e distribuição de energia elétrica

Resumo

A crescente expansão da geração eólica demanda a verificação do atendimento dos requisitos de operação da rede. No cenário atual, na ocorrência de um distúrbio próximo ao ponto de acoplamento de uma planta eólica ao sistema elétrico, os aerogeradores são requisitados a permanecerem em funcionamento (característica conhecida como Fault Ride-Through (FRT)) e contribuírem no controle e estabilidade do sistema elétrico. Apesar de possuírem boas características funcionais, os aerogeradores DFIG são máquinas sensíveis a afundamentos de tensão devido aos seus aspectos construtivos. Assim, vem tornando-se necessário a implementação de métodos para melhorar o comportamento dinâmico desses geradores na ocorrência de contingências na rede elétrica. Dessa forma, o presente projeto de pesquisa objetiva a verificação de duas abordagens, sendo uma baseada em hardware e outra em software, para a melhoria da característica FRT de aerogeradores DFIG. As etapas do projeto visam uma revisão bibliográfica dos temas pertinentes, implementação de uma planta eólica DFIG conectada à uma rede elétrica, implementação de um sistema armazenador de energia conectado aos aerogeradores, aplicação de um método de otimização nas variáveis do conversor CA/CC/CA, e avaliação dos resultados. Espera-se com a presente proposta, contribuir com estudos e desenvolvimento de técnicas para a melhoria da capacidade FRT e, como consequência final, melhorar a qualidade de energia e estabilidade do sistema elétrico.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARDUINI, FERNANDO R.; ASADA, EDUARDO N.; BELLMUNT, ORIOL G.; IEEE. Comparison between a crowbar and an R-SFCL to improve Fault Ride-Through Capacity of DFIG-based Wind Turbines. 2021 IEEE MADRID POWERTECH, v. N/A, p. 5-pg., . (18/08059-8)
DA SILVA PESSOA, ANDRE LUIS; AQUINO BARRA, PEDRO HENRIQUE; OLESKOVICZ, MARIO; ARDUINI, FERNANDO RIBEIRO; TEIXEIRA MARTINS, PAULO ESTEVAO; IEEE POWER & ENERGY SOC. Different responses of load models when facing short-circuits in a distribution system with intermittent distributed generation. PROCEEDINGS OF 2019 IEEE PES INNOVATIVE SMART GRID TECHNOLOGIES EUROPE (ISGT-EUROPE), v. N/A, p. 5-pg., . (17/16742-7, 18/08059-8)
ARDUINI, FERNANDO RIBEIRO; DA SILVA PESSOA, ANDRE LUIS; OLESKOVICZ, MARIO; ASADA, EDUARDO NOBUHIRO; IEEE. Analysis of the Integration of Type C Wind Turbines in Distribution Networks. 2019 IEEE MILAN POWERTECH, v. N/A, p. 6-pg., . (18/08059-8)