Busca avançada
Ano de início
Entree

OTIMIZAÇÃO DO APRISIONAMENTO DE FLUXO MAGNÉTICO EM PASTILHAS E FIO SUPERCONDUTOR DE MgB2

Processo: 18/11521-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2022
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Lucas Barboza Sarno da Silva
Beneficiário:Lucas Barboza Sarno da Silva
Instituição Sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Durval Rodrigues Junior
Assunto(s):Dopagem eletrônica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:centros de aprisionamento artificiais | dopagem | fios supercondutores | MgB2 | supercondutividade aplicada | Supercondutividade Aplicada

Resumo

Nos últimos anos houve um avanço significativo no entendimento e na aplicação dos supercondutores de MgB2. O Grupo de Supercondutividade da Escola de Engenharia de Lorena vem desenvolvendo trabalhos importantes no aprimoramento desses supercondutores. Foi observado que a adição de outros diboretos metálicos ao MgB2, com a mesma estrutura cristalina que o MgB2, é capaz de alterar as propriedades intrínsecas e extrínsecas do material, através de dopagem e/ou introdução de defeitos na matriz. O diboreto metálico VB2 se mostrou eficiente no aprisionamento das linhas de fluxo magnético, apresentando um significativo aumento na capacidade de transporte de corrente elétrica em toda a faixa de campo magnético. Além disso, trabalhos prévios do mesmo grupo de pesquisa mostraram que o desenvolvimento de fios multifilamentares de MgB2 é algo possível. O presente projeto de pesquisa propõe a utilização de outros diboretos metálicos imiscíveis ao MgB2, assim como o VB2, para a geração de defeitos estruturais nanométricos na matriz supercondutora de MgB2, atuando no aprisionamento de fluxo magnético, com o objetivo de melhorar efetivamente as propriedades de transporte do material. Os diboretos a serem utilizados serão o NbB2 e o TiB2, que possuem a particularidade de também serem supercondutores. O processo de produção desses bulks supercondutores será o mesmo utilizado em trabalhos já otimizados, usando moagem de alta energia em atmosfera controlada, compactação isostática a frio e tratamento térmico sob alta pressão. Com o resultado otimizado na preparação do MgB2, será projetado e desenvolvido um fio supercondutor multifilamentar de MgB2 de alta capacidade de transporte de corrente elétrica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA, L. B. S.; SERQUIS, A.; HELLSTROM, E. E.; RODRIGUES JR, D.. The effect of AlB2 addition on MgB2 superconducting bulks. SUPERCONDUCTOR SCIENCE & TECHNOLOGY, v. 36, n. 4, p. 8-pg., . (18/11521-5)
DA SILVA, L. B. S.; SERQUIS, A.; HELLSTROM, E. E.; RODRIGUES, JR., D.. Artificial pinning centers in MgB2 superconducting bulks. SUPERCONDUCTOR SCIENCE & TECHNOLOGY, v. 33, n. 4, . (18/11521-5)
DA SILVA, L. B. S.; FERREIRA, P. H. O.; RODRIGUES, D.. Study of NbB2 Addition on the Superconducting Behavior of MgB2 Bulks. IEEE Transactions on Applied Superconductivity, v. 33, n. 5, p. 5-pg., . (18/11521-5)