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Práticas discursivas de adolescentes sobre gênero e saúde reprodutiva

Processo: 18/16490-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 04 de fevereiro de 2019
Data de Término da vigência: 03 de fevereiro de 2020
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Carla Guanaes Lorenzi
Beneficiário:Domitila Shizue Kawakami Gonzaga
Supervisor: Maria da Conceicao Oliveira Carvalho Nogueira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade do Porto (UP), Portugal  
Vinculado à bolsa:16/25882-4 - Práticas colaborativas acerca da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes em uma Unidade de Saúde da Família, BP.DR
Assunto(s):Construcionismo social   Saúde sexual e reprodutiva   Sexualidade   Adolescentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescentes | Construcionismo Social | Gênero | práticas discursivas | saúde sexual e reprodutiva | Construcionismo Social

Resumo

Este projeto é uma maneira de expandir os objetivos de um projeto de doutorado em desenvolvimento, intitulado "Práticas colaborativas acerca da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes em uma Unidade de Saúde da Família". O projeto de doutorado tem como objetivo compreender o processo de construção de uma intervenção desenvolvida colaborativamente entre a pesquisadora, a equipe de profissionais de uma unidade da Estratégia Saúde da Família e adolescentes. O presente projeto é uma proposta de estágio no exterior, em modalidade de cotutela, ao qual é adicionado um objetivo mais amplo: descrever, a partir das particularidades conversacionais em grupo, práticas discursivas de adolescentes, de maneira a enfocar como eles explicitam suas vivências em sexualidade, centralizando gênero como categoria de análise. O material para ser analisado são as transcrições em áudio de 14 encontros de grupos e 11 entrevistas iniciais e cinco entrevistas de avaliação. Este material será analisado pelo referencial da análise do discurso construcionista social, que entende o caráter performático da linguagem. Desta maneira, a análise do discurso, em consonância com as propostas dos movimentos construcionista social e feminista darão suporte para elucidar como adolescentes significam questões de sexualidade e gênero, e como estes são negociados no processo conversacional vivido no grupo.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOMITILA SHIZUE KAWAKAMI GONZAGA; CARLA GUANAES-LORENZI; CONCEIÇÃO NOGUEIRA. DEBATE EPISTEMOLÓGICO PARA O ENTENDIMENTO DA PESQUISA FEMINISTA CONSTRUCIONISTA SOCIAL. Psicologia & Sociedade, v. 34, . (18/16490-0, 16/25882-4)