Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de adsorventes mesoporosos para remoção de antibióticos por adsorção em coluna

Processo: 19/22127-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2023
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Tecnologia Química
Pesquisador responsável:Romilda Fernandez Felisbino
Beneficiário:Romilda Fernandez Felisbino
Instituição Sede: Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Sarah Isabel Pinto Monteiro Do Nascimento Alves ; Tiago Dias Martins
Assunto(s):Sílica mesoporosa  Adsorção  Antibióticos  Águas residuárias  Adsorção (tratamento de água)  Termodinâmica (físico-química)  Dessorção  Redes neurais (computação) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adsorção | Coluna de leito fixo | Redes neurais artificiais (RNAs) | remoção de antibióticos | sínteses de sílicas mesoporosas | Sínteses de sílicas mesoporosas e estudo de mecanismo de adsorção

Resumo

Atualmente pesquisas apontam que aproximadamente dois terços dos rios do mundo inteiro estão contaminados por antibióticos. Estes são os fármacos mais utilizados em seres humanos e animais no tratamento ou prevenção de doenças infecciosas ocasionadas pela presença ou persistência de bactérias no organismo do individuo. O atual tratamento da água de abastecimento não trata da eliminação de antibióticos e demais fármacos, os quais ainda não são abordados nos limites padrões de potabilidade. Nesse sentido, uma parte dos medicamentos, após tratamento, retorna à fonte mantenedora da água de abastecimento da população gerando microrganismos resistentes aos tratamentos e colocando sérios obstáculos à saúde pública. Vários são os processos possíveis de se aplicar para a remoção de antibióticos, tais como a biodegradação, fotocatálise, ozonação, processo Fenton e o processo de adsorção. Todas essas tecnologias apresentam vantagens e desvantagens, no entanto o processo de adsorção se apresenta como um método eficiente, prático e de menor custo quando comparado com os demais para a remoção de baixas concentrações de poluentes, como no caso de antibióticos. Uma nova classe de materiais, as sílicas mesoporosas MCM-41 e SBA-15 apresentam um forte potencial de aplicação para adsorção de antibióticos devido à possibilidade de difusão de moléculas de diâmetro cinético grande nos mesoporos. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo estudar o mecanismo de adsorção de antibióticos em sílicas mesoporosas, MCM-41, Al-MCM-41 e SBA-15, para potencial uso na remoção de antibióticos de águas residuais em colunas de adsorção. A adsorção dos antibióticos será realizada primeiramente em batelada para o estudo do efeito do tempo de contato que permitirá a construção das isotermas, a determinação dos parâmetros termodinâmicos e cinéticos e da capacidade de dessorção. As curvas de ruptura obtidas na adsorção em coluna serão modeladas empregando Redes Neurais Artificiais, considerando a isoterma e o coeficiente de difusão determinados experimentalmente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACEDO, VINICIUS M. S.; GOMES, ELIEZER L.; MORENO-PIRAJAN, JUAN C.; GIRALDO, LILIANA; TOVAR, LAURA P.; ALVES, SARAH I. P. M. N.; RUOTOLO, LUIS A. M.; FERNANDEZ-FELISBINO, ROMILDA. Insights on the Synthesis of Al-MCM-41 with Optimized Si/Al Ratio for High-Performance Antibiotic Adsorption. ACS OMEGA, v. 8, n. 50, p. 10-pg., . (19/08582-5, 10/16830-4, 19/22127-9)