Busca avançada
Ano de início
Entree

Assinaturas magnéticas de processos biogeoquímicos em uma área contaminada por hidrocarbonetos

Processo: 19/23677-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2020
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Andréa Teixeira Ustra
Beneficiário:Carolina Silveira de Moraes
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Anti-infecciosos   Ciclos biogeoquímicos   Processos climáticos   Áreas contaminadas   Hidrocarbonetos   Magnetismo   Propriedades magnéticas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Áreas Contaminadas | Biogeofísica | Magnetismo Ambiental | Magnetismo Ambiental

Resumo

A biogeofísica se consolidou como a área da geofísica que estuda o efeito da atividade microbiana na assinatura de parâmetros geofísicos. Os avanços da biogeofísica revolucionaram o campo da geofísica rasa, ao incorporarem os mecanismos de interação entre os efeitos e devido a processos biológicos. Nos últimos anos as propriedades magnéticas de áreas contaminadas têm sido investigadas em conjunto com as propriedades físicas tradicionalmente investigadas na geofísica rasa (i.e., elétricas). Com isso, o estudo de áreas contaminadas passou a se inserir de forma mais ampla na área de pesquisa denominada "magnetismoambiental", que estuda as propriedades magnéticas relacionada a processos climáticos e pedogênicos. Estudos recentes tem incorporados métodos do magnetismo ambiental em conjunto com métodos tradicionais da geofísica rasa para entender as assinaturas geofísicas de ambientes altamente dinâmicos (e.g, hotspots biogeoquímicos, plumas de contaminação). Esse projeto de pesquisa tem como objetivo determinar propriedades magnéticas de amostras de sedimentos de uma área contaminada por óleo creosoto aterro, que permitam identificar processos biogeoquímicos que ocorrem na área, em particular processos ligados a biodegradação dos compostos do óleo. Espera-se com isso, auxiliar a interpretação de estudos geofísicos realizados na área. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MORAES, CAROLINA SILVEIRA; USTRA, ANDREA TEIXEIRA; BARBOSA, ALEXANDRE MUSELLI; IMBERNON, ROSELY APARECIDA LIGUORI; TENGAN, CINTHIA MIDORY UEHARA. Magnetic signatures of a creosote oil contaminated site: case study in Sao Paulo, Brazil. SCIENTIFIC REPORTS, v. 12, n. 1, p. 10-pg., . (19/23677-2)