Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de resinas estirênicas sulfonadas e aplicação como catalisador em reações orgânicas

Processo: 20/08631-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2022
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2027
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Leandro Gonçalves de Aguiar
Beneficiário:William Mendes Godoy
Instituição Sede: Escola de Engenharia de Lorena (EEL). Universidade de São Paulo (USP). Lorena , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):23/02393-1 - Avaliação de catalisadores poliméricos com novas formulações na reação de acetalização do glicerol, BE.EP.DR
Assunto(s):Catálise   Resinas   Estireno   Glicerol   Catalisadores   Resinas de troca iônica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:catálise | estireno | glicerol | resina | Catálise

Resumo

No presente projeto será proposta a síntese de um catalisador suportado por resina estirênica trocadora de íons e sua avaliação na conversão do glicerol através de distintas reações. Serão avaliados diferentes reticulantes para formulação, como por exemplo, trimetilolpropano triacrilato - TMPTA, 1,7-Octadieno, dentre outros, tendo em vista um aumento significativo na atividade catalítica comparada às linhas de resinas comerciais, como por exemplo a Amberlyst, que por sua vez é formulada a partir de poli (estireno-co-divinilbenzeno) PS-DVB. Para a produção dos catalisadores, será utilizado o processo de copolimerização em suspensão seguido de sulfonação com ácido sulfúrico, e posteriormente serão analisadas as características do copolímero como capacidade de troca iônica, volume de poros, índice de intumescimento, densidade aparente, análise de infravermelho por transformada de Fourier, dentre outras. Após a síntese das resinas, serão realizadas reações como eterificação, acetilação e acetalização do glicerol a fim de verificar a eficácia da resina como catalisador. Espera-se sintetizar resinas com alta capacidade de troca iônica, dentre outras características que confiram a eficiência desejada em catálise. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AGUIAR, LEANDRO G.; GODOY, WILLIAM M.; GRACA, NUNO A. B. S.; RODRIGUES, ALIRIO E.. Resin-catalyzed reaction modeling integrating catalyst swelling and sites accessibility: Application to solketal synthesis. CHEMICAL ENGINEERING RESEARCH & DESIGN, v. 212, p. 13-pg., . (21/10350-5, 22/09464-9, 20/08631-3, 23/02393-1)