Busca avançada
Ano de início
Entree

Morfologia, biologia e revisão taxonômica de Exocnophila Zompro, 2001 (Insecta: Phasmatodea: Diapheromeridae)

Processo: 21/03458-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2022
Data de Término da vigência: 03 de maio de 2023
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Eliana Marques Cancello
Beneficiário:Victor Morais Ghirotto
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):22/06273-8 - Identidade taxonômica, morfologia e genética dos bichos-pau Exocnophila (Phasmatodea: Diapheromeridae) e Diapheromerinae relacionados, BE.EP.MS
Assunto(s):Mata Atlântica   Entomologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bicho-pau | Mata Atlântica | Ocnophilini | Phasmida | Entomologia

Resumo

Os insetos da ordem Phasmatodea são pouco amostrados, pouco conhecidos e pouco estudados no Brasil, apenas recentemente este cenário está começando a mudar. Existem poucos especialistas em Phasmatodea no geral, especialmente no Brasil. A situação retrata a necessidade de amostragem e estudos taxonômicos com bichos-pau brasileiros. Este projeto se propõe a revisar taxonomicamente o gênero Exocnophila Zompro, 2001 (Diapheromeridae), nativo da Mata Atlântica do Sudeste, cujos machos são desconhecidos. Embora atualmente monotípico, há a hipótese de que algumas espécies descritas em outros gêneros da família Diapheromeridae deverão ser transferidas para Exocnophila. Ainda, material identificado como Exocnophila, com machos, fêmeas e ovos, de diferentes localidades, que parecem diferentes da espécie tipo do gênero estão presentes na coleção do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP), local onde será realizado o estudo. A morfologia destes insetos será examinada e descrita em detalhes para basear a revisão taxonômica, e espécimes serão caracterizados por DNA barcoding. Material adicional será obtido por meio de coletas, criação em cativeiro e empréstimo de outras instituições. Observações sobre a biologia de insetos vivos in situ e em cativeiro serão realizadas para complementar o conhecimento de história natural destes bichos-pau. O aluno ainda visará acréscimo de material por meio de coletas, e auxiliará na curadoria da coleção de Phasmatodea do MZUSP. Finalmente, resultados da pesquisa serão divulgados em eventos de extensão, além da divulgação científica, ou seja, através de eventos científicos e publicações em revistas especializadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GHIROTTO, VICTOR MORAIS; CRISPINO, EDGAR BLOIS; ENGELKING, PHILLIP WATZKE; NEVES, PEDRO ALVARO BARBOSA AGUIAR; DE GOIS, JULIA; CHIQUETTO-MACHADO, PEDRO IVO. Arumatia, a new genus of Diapheromerinae stick insects (Insecta, Phasmatodea) from Brazil, with the description of five new species and a reassessment of species misplaced in Australian genera. EUROPEAN JOURNAL OF TAXONOMY, v. 827, p. 85-pg., . (21/03458-4, 15/08808-2)