Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização de resistência de genótipos de feijoeiro Phaseolus vulgaris L. a Acanthoscelides obtectus (Say) (Coleoptera: Bruchidae)

Processo: 21/05177-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2022
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Carlos Gilberto Raetano
Beneficiário:Isabella Rubio Cabral
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Entomologia agrícola   Melhoramento genético vegetal   Genótipo   Antibiose   Feijoeiro   Phaseolus vulgaris
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antibiose | antixenose | Caruncho | Feijão armazenado | resistência de plantas a insetos | Entomologia Agrícola

Resumo

O feijoeiro-comum, Phaseolus vulgaris L. (Fabales: Fabaceae), ocupa destacada importância mundial. O Brasil situa-se entre os maiores produtores dessa leguminosa, em que vagens e sementes constituem-se como uma das principais fontes proteicas de sua população. O caruncho Acanthoscelides obtectus (Say, 1831) (Coleoptera: Bruchidae) é considerado praga-chave durante o armazenamento dos grãos de feijão, em função dos danos diretos e indiretos que ocasiona, com impactos expressivos sobre a produtividade. A capacidade reprodutiva do gorgulho é bastante elevada e compromete diretamente a qualidade do grão, além de facilitar a entrada de patógenos, tornando-os inviáveis para o consumo e comercialização. O controle desse caruncho tem sido realizado principalmente pelo uso de inseticidas sintéticos. No entanto, o uso abusivo desses compostos onera os custos de produção e ameaça a segurança alimentar, em decorrência de eventuais aplicações próximas ao período de consumo do produto, além de contaminar o meio ambiente e promover a seleção de populações de insetos resistentes. Face à carência de métodos de controle alternativos ao químico, tornam-se necessários estudos sobre outras formas de manejo para A. obtectus. Nesse sentido, a utilização de genótipos resistentes é considerada uma valiosa ferramenta dentro do Manejo Integrado de Pragas (MIP), uma vez que promove a diminuição do uso de inseticidas, apresenta menor custo, alta especificidade ao organismo-alvo e age sobre diferentes gerações do inseto. Assim, esse projeto propõe caracterizar a possível resistência de 92 genótipos de P. vulgaris L. a A. obtectus (Coleoptera: Bruchinae), por meio de ensaios de antixenose e antibiose, sob condições de laboratório. Os resultados podem direcionar a escolha de genótipos de feijão menos suscetíveis ao ataque de insetos e auxiliar programas de melhoramento genético focados em resistência a bruquídeos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ISABELLA RUBIO CABRAL; EDSON LUIZ LOPES BALDIN; RODRIGO DONIZETI FARIA; JAMILLY PEREIRA SILVA; THAIS LOHAINE BRAGA DOS SANTOS; VINICIUS SEIJI DE OLIVEIRA TAKAKU; ALISSON DA SILVA SANTANA; ANA PAULA SANTANA LIMA; VINICIUS FERNANDES CANASSA; LEANDRO DO PRADO RIBEIRO. Searching for common bean genotypes resistant to Acanthoscelides obtectus, a primary pest species of stored beans. Bragantia, v. 83, . (21/05177-2)