Busca avançada
Ano de início
Entree

Estereótipos e escolha de avatares: uma abordagem hermenêutica das experiências vividas por mulheres gamers

Processo: 23/12576-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2024
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Delane Botelho
Beneficiário:Yuri Marcel Dallabrida
Instituição Sede: Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP). Fundação Getúlio Vargas (FGV). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estereotipagem   Gênero   Marketing
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avatar | Estereótipos | Gênero | vídeo games | Marketing

Resumo

Os avatares são um meio para os indivíduos expressarem suas identidades em espaços virtuais. Nos jogos online, expressar a identidade é um desafio para gamers mulheres, pois ser mulher entra em conflito com a identidade gamer hegemônica. Além de estarem fora do grupo dominante, estão sujeitas a uma série de estereótipos e a assédio. A literatura existente já explorou gênero e avatares, revelando, por exemplo, que as mulheres tendem a fazer escolhas de avatares que refletem mais o seu gênero do que os homens. As interpretações para este tipo de fenômeno são abundantes: pressões sociais mais fortes, ameaça do estereótipo, performances negociadas de identidade etc. No entanto, a forma como as próprias jogadoras dão sentido aos estereótipos que enfrentam e às suas escolhas de avatar não foi explorada por estudos anteriores. O objetivo deste projeto é identificar como os estereótipos vivenciados pelas jogadoras afetam a sua construção de sentido sobre as escolhas de personagens/avatares no jogo. Para determinar isso, proponho uma estratégia de pesquisa qualitativa baseada em uma abordagem hermenêutica com entrevistas fenomenológicas e um conjunto de dados multicamadas que inclui um levantamento e observação participante por meio de jogos e diferentes conteúdos disponíveis online: vídeos do YouTube, transmissões ao vivo da Twitch, subreddits, bem como sites de jogos oficiais e criados por fãs. Espero publicar as conclusões e as suas implicações numa revista de alto impacto, bem como em formatos não acadêmicos destinados a profissionais de marketing, consumidores e políticos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERRAZ, SOFIA BATISTA; DALLABRIDA, YURI MARCEL. Parting ways in the marketplace: trajectories of divorce in consumer-brand relationships. JOURNAL OF MARKETING MANAGEMENT, v. 40, n. 15-16, p. 37-pg., . (23/12576-6)