Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações entre as ilhas de calor urbanas e a concentração de materiais particulados em cidade de clima tropical continental

Resumo

A urbanização provoca alterações na superfície e na atmosfera urbana e expõe a população a efeitos prejudiciais que pode afetar o conforto térmico e a saúde humana.A literatura mostra que as ilhas de calor urbanas foram diagnosticadas na maioria das cidades onde os estudos foram realizados, com intensidades elevadas, particularmente, naquelas sob o efeito da continentalidade. Entretanto, não foram feitos diagnósticos associando-se as ilhas de calor urbanas com a concentração ou difusão de poluentes atmosféricos.À medida que estudos revelam o aumento na frequência e severidade dos eventos extremos de calor sob cenários de mudanças climáticas, há crescente corpo de pesquisas focado nos efeitos das ilhas de calor como potenciais catalisadoras do calor extremo, representando ameaça adicional à saúde humana e à infraestrutura urbana. Não há pesquisas no Brasil que quantifiquem a relação entre as ilhas de calor urbanas e a poluição atmosférica visando a proposição de políticas para mitigar as temperaturas elevadas e a melhoria da qualidade do ar.Nesse sentido, tem-se o objetivo de identificar e analisar a correlação entre a formação de ilhas de calor e a concentração de poluentes atmosféricos, em Presidente Prudente/SP, cidade de porte médio, representativa do clima tropical continental.Parte-se da hipótese de que o ambiente urbano possui potencial interação sinérgica entre as ilhas de calor e a poluição do ar, possibilitando a ocorrência e/ou a intensificação de doenças associadas ao sistema respiratório. Para atingir os objetivos serão realizados registros da temperatura do ar e de poluentes atmosféricos por meio de data loggers em pontos amostrais de área densamente construída e do entorno rural. Os resultados serão analisados por meio de técnicas estatísticas visando o entendimento do papel da dinâmica atmosférica na concentração de poluentes e a possível relação com o fenômeno da ilha de calor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GIOVANNA APARECIDA SOUZA ANGELI; MARGARETE CRISTIANE DE COSTA TRINDADE AMORIM. Ilhas de calor superficiais diurnas e noturnas: uma análise representativa das estações seca e chuvosa em Presidente Prudente - SP. Geopauta, v. 8, . (23/13293-8)