Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade eletrocatalítica de hidróxidos duplos lamelares decorados com nanopartículas plasmônicas

Processo: 23/16671-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2024
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2026
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Susana Inés Córdoba de Torresi
Beneficiário:Jéssica Alves Nogueira
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:21/00675-4 - Arquitetura de materiais para armazenamento de energia eletroquímica e catálise, AP.TEM
Assunto(s):Eletrocatálise   Hidróxidos duplos lamelares   Plasmônica   Eletroquímica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletrocatálise | Hidróxidos Duplos Lamelares | Plasmônica | Eletroquímica

Resumo

A transição energética de uma economia dependente de combustíveis fósseis para uma que seja baseada em fontes renováveis exige o desenvolvimento de dispositivos eficientes e duradouros de conversão de energia, como baterias, eletrolisadores e células a combustível. O uso em larga escala desses dispositivos eletroquímicos é limitado pelas restrições cinéticas das reações redox que ocorrem em seu interior e pelo alto custo dos materiais utilizados como eletrodos. Para contornar essa questão, é crucial a pesquisa em eletrocatalisadores de baixo custo e abundantes, capazes de atingir altas densidades de corrente com sobrepotencial pequeno. Neste contexto, os eletrocatalisadores de (oxi)hidróxido de níquel e ferro, especialmente os hidróxidos duplos lamelares (LDH), emergem como uma alternativa nova e excitante para uma série de reações eletroquímicas em meio alcalino. Neste projeto, propomos uma abordagem inovadora para aumentar a atividade desses materiais, modificando-os pela ancoragem de nanopartículas com reconhecido efeito plasmônico quando irradiadas com luz visível. Nosso objetivo é sintetizar NiFe-LDHs por dois métodos, coprecipitação e em microfluídica, para, em seguida, modificá-los pela adição de nanopartículas de ouro e prata. Os elétrons na superfície dessas nanopartículas tornam-se excitados quando irradiados por luz, sendo que o ouro e a prata se destacam por apresentarem excitação na região visível, permitindo o uso da luz solar para promover o efeito. Os materiais serão caracterizados utilizando um amplo conjunto de técnicas de caracterização, que inclui Raman, microscopia eletrônica e difração de raio-X, com equipamentos de estado da arte disponíveis no IQ-USP. Através do uso de técnicas de caracterização eletroquímica tradicionais como voltametria cíclica, curvas de polarização e impedância avaliaremos a atividade eletrocatalítica desses materiais frente a quatro reações relevantes para a transição energética: reação de evolução de oxigênio, reação de evolução de hidrogênio, eletrorredução de CO2 e eletro-oxidação de etanol. O objetivo final será determinar as relações entre estrutura, composição e atividade dos materiais, tanto em condições de não-iluminação, quanto sob irradiação. O conhecimento adquirido através deste projeto será crucial para a aplicabilidade dos NiFe-LDHs como eletrocatalisadores em dispositivos eletroquímicos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NOGUEIRA, JESSICA ALVES; GERMANO, LUCAS DIAS; DE ANGELIS, LEONARDO DOMENICO; DE TORRESI, SUSANA INES CORDOBA. The role of water and cations in shaping electrified interfaces: Insights from Raman and FTIR spectroscopy. CURRENT OPINION IN ELECTROCHEMISTRY, v. 52, p. 7-pg., . (21/00675-4, 21/08007-0, 23/16671-3, 18/22845-6, 21/12793-1, 24/09385-7)