Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre individuação e materialidade: análise de experiências de bebês e crianças pequenas com objetos

Processo: 18/26635-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 15 de julho de 2019
Data de Término da vigência: 25 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
Beneficiário:Gabriela Guarnieri de Campos Tebet
Pesquisador visitante: Maria Antonietta Impedovo
Instituição do Pesquisador Visitante: Aix-Marseille Université (AMU), França
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos interdisciplinares  Bebês  Educação infantil  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Actor-Network Theory | Babies | Early childhood education | Materiality | Objects | Young Children | Interdisciplinar

Resumo

O foco deste projeto é o desenvolvimento da relação de bebês e crianças pequenas com a materialidade, enfocando um aspecto específico do projeto principal "Processo de bebês, individuação, subjetivação e singularização vivenciado por eles em diferentes espaços" (Tebet, 2018). De fato, em consonância com o projeto de Tebet, o interesse comum está em destacar as redes que os bebês estabelecem com atores humanos e não humanos (Latour, 2012), de seus contextos. A especificidade do projeto é a aplicação da perspectiva teórico-metodológica pós-sócio cultural no quadro do desenvolvimento das crianças. O projeto é proposto em uma perspectiva interdisciplinar (psicologia, educação cultural, educação, filosofia).O projeto proposto "Entre Individuação e Materialidade: Análise de experiências de Bebês e Crianças Pequenas" está inserido em um interesse de pesquisa baseado no desenvolvimento da identidade (Impedovo, 2016; Ligorio, Impedovo, Arcidiacono, 2017), materialidade social e sócio-interação (Impedovo, Andreucci & Ginestiè, 2017; Impedovo et al. 2017), desenvolvidos em diferentes contextos (ensino de ciências, interação online, contexto de resolução de problemas) e metodologia e abordagem distintas (entrevista, observação, vídeo-análise, Análise de Redes Sociais). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTONIETTA, IMPEDOVO MARIA; DE CAMPOS TEBET, GABRIELA GUARNIERI. Baby wandering inside day-care: retracing directionality trough cartography. EARLY CHILD DEVELOPMENT AND CARE, . (18/26635-6)
DE CAMPOS TEBET, GABRIELA GUARNIERI; IMPEDOVO, MARIA ANTONIETTA; PONTES, LOANI CRISTINA BUZO. Babies and Borders: Between Individuation and Materiality of the Infant Life. HUMAN ARENAS, . (18/26635-6, 15/10731-8)
ANTONIETTA, IMPEDOVO MARIA; DE CAMPOS TEBET, GABRIELA GUARNIERI. Baby wandering inside day-care: retracing directionality trough cartography. EARLY CHILD DEVELOPMENT AND CARE, v. 191, n. 13, p. 2001-2012, . (18/26635-6)