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Um framework para redução do tempo de desenvolvimento de novos produtos em startups

Processo: 18/24381-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2019
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Gerência de Produção
Pesquisador responsável:Moacir Godinho Filho
Beneficiário:Moacir Godinho Filho
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Gilberto Miller Devós Ganga ; Glauco Henrique de Sousa Mendes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento de novo produto | lead time | start-up | Redução de lead time

Resumo

As empresas precisam se comprometer com o desenvolvimento de novos produtos (NPD) e a inovação para manter a concorrência sustentável. Um excelente indicador para medir a mudança tecnológica é o portfólio das startups, afinal, essas empresas desenvolvem novos produtos para o mundo todos os dias. Elas podem se beneficiar mais da inovação porque possuem rotinas menos rígidas e maior adaptabilidade à mudança. No entanto, a sustentabilidade das startups é muito frágil. Observa-se uma alta porcentagem de empresas que são descontinuadas em um curto período de tempo. Portanto, promover ações que corroborem para o sucesso do novo produto a ser lançado por essas empresas é fundamental. Startups devem minimizar o tempo para receber feedback dos clientes sobre o produto para ter sucesso. Isso implica que é necessário que essas empresas produzam, meçam e aprendam rapidamente. Chegar cedo pode fornecer uma vantagem competitiva importante, tornando a aceleração do NPD uma área significativa para a investigação. Com base nestas considerações, o objetivo deste estudo é propor uma estrutura para a redução do lead time no desenvolvimento de novos produtos das startups. Inicialmente, para avaliar a relação do tempo de desenvolvimento de novos produtos com o potencial de sucesso desses produtos, uma revisão sistemática da literatura foi conduzida. A revisão descobriu que os esforços de pesquisa nessa área são fragmentados e o foco está em um ou dois impulsionadores de pontualidade. Portanto, observou-se a importância de sistematizar esse conhecimento em constructos e correlacionar suas possíveis interações em um modelo teórico. Além disso, há uma lacuna em submeter esses constructos a um rigor empírico. Assim, para validar estatisticamente o modelo formulado, bem como investigar a adoção dessas práticas em startups, será realizada uma survey em uma amostra significativa destas empresas. Com o cumprimento do objetivo da pesquisa, as melhores práticas organizacionais comprovadas e modernas adotadas por empresas inovadoras poderão servir para orientar os futuros profissionais em sua jornada de inovação. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOTA, RENATA DE OLIVEIRA; GODINHO FILHO, MOACIR; OSIRO, LAURO; DEVOS GANGA, GILBERTO MILLER; DE SOUSA MENDES, GLAUCO HENRIQUE. nveiling the relationship between drivers and capabilities for reduced time-to-market in start-ups: A multi-method approac. INTERNATIONAL JOURNAL OF PRODUCTION ECONOMICS, v. 233, . (18/24381-7)
MOTA, RENATA DE OLIVEIRA; BUENO, ADAUTO; GONELLA, JESSICA DOS SANTOS LEITE; GANGA, GILBERTO MILLER DEVOS; GODINHO FILHO, MOACIR; LATAN, HENGKY. The effects of the COVID-19 crisis on startups' performance: the role of resilience. ANAGEMENT DECISIO, v. N/A, p. 28-pg., . (18/24381-7)